Conjunções no processo argumentativo

Deize Farenzena, Nilsa Teresinha Reichert Barin

Resumo


A argumentação é um recurso que utilizamos tanto na fala quanto na escrita. Através dela, buscamos fazer com que outras pessoas concordem com nossa opinião e, em textos específicos, como a redação de vestibular, colaboramos para a defesa de uma tese em relação a um tema. Nesse contexto, no presente trabalho, o objetivo geral é analisar o papel das conjunções no processo de construção da argumentação em textos dissertativo-argumentativos e, como objetivos específicos, analisar a influência das conjunções que não se apresentam com sentido original, as relações de sentido entre elas e a oração a que pertencem, a adequação do emprego dessas conjunções e as possibilidades intencionais do produtor ao utilizá-las. Para atingir os objetivos propostos, num primeiro momento foi construído o arcabouço teórico sobre o tema, com base, principalmente, nos estudos de Abreu (2000), Cereja e Magalhães (2002), Citelli (1994), Costa Val (1991), Koch (1987, 1997; 1999), Koch e Travaglia (1989, 2000), Perelman & Olbrechts-Tyteca (2000), entre outros. Posteriormente, foram delimitadas as conjunções a serem analisadas, definindo como mais coerentes para esta análise o E e MAS, pois são conjunções de grande ocorrência em textos dissertativo-argumentativos. A seguir, foi realizada a seleção de forma aleatória do corpus do trabalho, ou seja, os textos da prova de redação do Concurso Vestibular 1/2006 do Centro Universitário Franciscano, em que foram destacadas as conjunções selecionadas e realizada a análise e discussão do seu emprego. Assim, neste trabalho, com os estudos acerca da construção da argumentação e do uso e sentido das conjunções, tivemos o objetivo de colaborar com estudos futuros, a fim de que tanto professores quanto alunos possam discutir possibilidades de construção de textos argumentativos com o auxílio das conjunções.

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