A Pluralização pelo Determinante

Autores

  • Elisandra Negrini de Oliveira
  • Valeria Iensen Bortoluzzi

Resumo

No projeto, “A Pluralização pelo Determinante” analisaram-se as relações da pluralização pelo determinante na oralidade e na escrita, tendo como principal interesse dessa análise a compreensão da transposição da linguagem oral para a escrita na aprendizagem de língua materna. O projeto justificou-se pela necessidade de que o professor em formação tem de entender que a linguagem é um processo social e, como tal, ela está exposta às mudanças decorrentes do seu uso em sociedade. Tem-se por objetivo principal analisar a pluralização pelo determinante na língua falada e suas na língua escrita, em crianças da 7ª série do Ensino Fundamental. A pluralização pelo determinante é um fenômeno lingüístico presente na língua portuguesa em que apenas o determinante de um substantivo recebe a marca de plural e os demais elementos da oração (ou sintagma nominal) permanecem na forma singular. O principal resultado desta pesquisa foi perceber que não encontramos apenas a pluralização pelo determinante na escrita dos alunos, mas também outras variantes linguisticas, ou não, tais como as regionais, étnicas e a redução de infinitivo nos verbos, marcando a produção textual dos alunos analisados.

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Publicado

2016-03-04

Como Citar

de Oliveira, E. N., & Bortoluzzi, V. I. (2016). A Pluralização pelo Determinante. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 5(1), 145–159. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/677

Edição

Seção

Artigos