A Pluralização pelo Determinante

Elisandra Negrini de Oliveira, Valeria Iensen Bortoluzzi

Resumo


No projeto, “A Pluralização pelo Determinante” analisaram-se as relações da pluralização pelo determinante na oralidade e na escrita, tendo como principal interesse dessa análise a compreensão da transposição da linguagem oral para a escrita na aprendizagem de língua materna. O projeto justificou-se pela necessidade de que o professor em formação tem de entender que a linguagem é um processo social e, como tal, ela está exposta às mudanças decorrentes do seu uso em sociedade. Tem-se por objetivo principal analisar a pluralização pelo determinante na língua falada e suas na língua escrita, em crianças da 7ª série do Ensino Fundamental. A pluralização pelo determinante é um fenômeno lingüístico presente na língua portuguesa em que apenas o determinante de um substantivo recebe a marca de plural e os demais elementos da oração (ou sintagma nominal) permanecem na forma singular. O principal resultado desta pesquisa foi perceber que não encontramos apenas a pluralização pelo determinante na escrita dos alunos, mas também outras variantes linguisticas, ou não, tais como as regionais, étnicas e a redução de infinitivo nos verbos, marcando a produção textual dos alunos analisados.


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