O ensino de ortografia no ensino fundamental

Autores

  • Maria do Carmo Pivetta Cielo
  • Laurindo Dalpian

Resumo

O ensino de ortografia é motivo de preocupação para os professores de Língua Portuguesa, pois sempre houve polêmica quanto a sua validade. O aluno que não souber usar a ortografia oficial poderá sofrer o preconceito de uma sociedade que valoriza a língua padrão e zela pela unidade lingüística. Por outro lado, se essa correção lhe for muito cobrada, poderá ser desestimulado a expressar o seu pensamento, ficando atrelado apenas às questões formais da língua. Tomando-se como referência os estudos de alguns teóricos e a observação de alguns textos, produzidos em situações espontâneas, de alunos de 5ª série, buscou-se refletir sobre a importância de um posicionamento do professor de Língua Portuguesa quanto ao ensino da ortografia oficial, como forma de preservação da unidade da língua e como meio de inclusão social, sem nunca deixar de considerar e valorizar a variante do aluno, útil para sua comunicação em seu ambiente lingüístico.

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Publicado

2016-03-04

Como Citar

Cielo, M. do C. P., & Dalpian, L. (2016). O ensino de ortografia no ensino fundamental. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 4(1), 87–96. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/661

Edição

Seção

Artigos