Estética e Design

Autores

  • Maria da Graça Portela Lisboa
  • Edir Lúcia Bisognin

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de questionar a beleza e Design na criação de produtos. Desenvolvida no curso de Design, do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria-RS, os resultados obtidos através do estudo comparativo de diversos autores, a mesma nos mostrou que o Design é uma linguagem que implica em beleza, em funcionalidade e em ergonomia. O Design refere-se a criação de produtos e implica na elaboração de projetos previamente estudados onde se exige um planejamento cuidadoso. Para tanto, são feitas considerações prévias que se referem a cultura, estudo do perfil do consumidor, necessidade, possibilidades, apresentação de um produto que se destina a agradar o consumidor final e que será o fator determinante do sucesso ou da rejeição do produto. Assim, questiona-se a possibilidade de se considerar o que é, artisticamente belo, pois tem-se na apresentação visual uma das características mais fortes, atingindo diretamente o gosto da pessoa tocando a sua emoção e experimentando-se na beleza, uma sensação agradável aos nossos sentidos. Sabe-se da importância para os designers em agradar os clientes que cada vez mais, procuram objetos belos para adquirir. Busca-se na experiência estética, aliada a finalidade, a utilidade e a ergonomia, um diferencial para ganhar o mercado consumidor cada vez mais exigente e competitivo.

Downloads

Publicado

2016-03-04

Como Citar

Lisboa, M. da G. P., & Bisognin, E. L. (2016). Estética e Design. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 4(1), 77–86. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/659

Edição

Seção

Artigos