A produção textual no curso de letras: Velhos problemas, novos desafios

Autores

  • Sônia Machado de Oliveira
  • Jandira Pilar

Resumo

Acentuam-se, nos últimos anos, os estudos sobre o processo de ensino-aprendizagem de textos em todos os níveis de ensino. Esta pesquisa pretende analisar o ensino-aprendizagem da produção textual dos alunos do curso de Letras Português, no Centro Universitário Franciscano. Levando em conta que os acadêmicos, futuros professores de português, ao ingres-sarem no curso, apresentam grande dificuldade na produção de seus textos, propõe-se uma discussão do texto a partir da perspectiva de gêneros acadêmicos. Essa perspectiva permite compreender melhor os elementos envolvidos no processo de produção textual: o objetivo do texto, o tema que se discute, o posicionamento do autor sobre ele e a configuração do texto, a partir do seu contexto de produção. A compreensão desses elementos, ao mesmo tempo que orienta a leitura/ correção de textos, permite aos acadêmicos escrever de forma mais coerente com a situação estabelecida.

Downloads

Publicado

2016-03-04

Como Citar

de Oliveira, S. M., & Pilar, J. (2016). A produção textual no curso de letras: Velhos problemas, novos desafios. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 3(1), 77–91. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/648

Edição

Seção

Artigos