Mobiliário escolar adaptado para pessoa portadora de necessidades especiais

Leandro Lopes Pereira, Sérgio Brondani

Resumo


A grande diferença entre os homens não está limitada à condição física, mas sim, às oportunidades que eles têm de explorar suas capacidades ao máximo, sejam elas quais forem. Este projeto corresponde à proposta da disciplina Projeto de Produto do curso de Design, que teve por objetivo a criação de um móvel para o auxílio a uma pessoa portadora de necessidades especiais em uma de suas atividades de vida diária. Baseado em estudos dos aspectos neurológicos, psicológicos, físicos e sociais, bem como nos direitos e leis que o amparam, detectou-se a necessidade de se projetar para ele uma mesa e uma cadeira antropométricas adaptadas para sala de aula, a fim de proporcionar-lhe uma postura ergonômica e mais confortável. Sabe-se que a má postura, no decorrer dos anos escolares, acarreta sérios problemas que podem ser irreparáveis. Em casos especiais, como o analisado, que se refere a uma pessoa portadora de paralisia cerebral do tipo extrapiramidal, ocorre um esforço sobre-humano de adaptação a um móvel inadequado. Isto gerou a necessidade da observação e constatação do problema específico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.