As relações temporais em narrativas escritas produzidas por alunos de ensino fundamental

Autores

  • Janaína Dalla Porta
  • Maria Eulália Tomasi Albuquerque

Resumo

Neste estudo, trata-se da produção escrita de alunos de ensino fundamental. O corpus são narrativas produzidas por crianças de 10 a 12 anos cursando a 5ª série do Ensino Fundamental, na Escola Tito Ferrari, de São Pedro do Sul, RS. Sendo textos narrativos, pressupõe-se que as relações temporais sejam expressas no pretérito. É considerado, pelos professores, em geral, como ruptura de coesão textual o uso de verbos no presente nesse tipo de textos. Assim, neste trabalho demonstra-se que, antes de ser considerado erro, o uso do presente é urna estratégia do narrador para chamar a atenção do seu interlocutor para os fatos principais da história, o que a torna mais viva e mais dramática.

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Publicado

2016-03-03

Como Citar

Porta, J. D., & Albuquerque, M. E. T. (2016). As relações temporais em narrativas escritas produzidas por alunos de ensino fundamental. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 1(1), 39–48. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/623

Edição

Seção

Artigos