Merchandising na cozinha: estratégias usadas pela marca Carrefour no reality show Masterchef Brasil

João Paulo Stefanello Vestena, Claudia Buzatti Souto

Resumo


A exposição de marcas e produtos é utilizada com frequência em programas televisivos. Essa estratégia, denominada merchandising, tem por finalidade aproximar o consumidor, especialmente de produtos, de forma natural, inserindo-se no contexto do programa assistido sem, contudo, ser invasivo ou interferir de forma ostensiva no programa. Este estudo tem por objetivo analisar o merchandising usado pela marca Carrefour no programa culinário MasterChef Brasil da Rede Bandeirantes. O embasamento teórico consiste em referências relacionadas aos conceitos de propaganda, marca e merchandising televisivo. A pesquisa foi desenvolvida qualitativamente e teve como método a análise de conteúdo, a partir da definição de categorias relacionadas às ações de merchandising, especificamente aos formatos: inserção, aparição e testemunhal. A análise teve como foco seis episódios do programa previamente selecionados pelos índices de audiência, com o intuito de identificar de que maneira cada um dos formatos categorizados foram utilizados pela marca Carrefour no programa MasterChef Brasil, na sua segunda edição, no ano de 2015. No final da análise, foram identificados os três formatos de merchandising, sendo que o formato de inserção obteve números expressivos em relação aos formatos de aparição e testemunhal.

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