O significado de um processo contínuo de formação na docência

Autores

  • Cristina Krusche
  • Nilsa Reichert Barin

Resumo

Nesta pesquisa, objetiva-se refletir sobre a formação continuada de professores de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, bem como discutir aspectos que influenciam positivamente a formação continuada, estimulando o aprimoramento docente. Este estudo foi realizado por meio da análise de um questionário, do tipo aberto, com questões interrogativas, encaminhado aos docentes de duas escolas de São Pedro do Sul - RS e uma escola de Santa Maria - RS. A metodologia caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Assim, para a fundamentação deste artigo, foram utilizadas diferentes linhas teóricas de autores como Alarcão (2001), Barros, Luz e Souza (2012), Chimentão (2009), Freire (1996), Libâneo (1992, 1994 e 2000), Marques (1996), Moran (2011), Nóvoa (2009) e outros, além dos Parâmetros Curriculares da Língua Portuguesa (BRASIL, 1998). Como resultados, tem-se que os entrevistados das escolas consideram importante a busca pela formação continuada, o que ficou evidente em suas respostas, pois realizaram diversos cursos, dentre eles, alguns oferecidos pelo município, pela Secretaria da Educação ou pela internet. Com isso, entende-se que o contexto docente merece atenção devido às transformações sociais e globais e, em especial, no que tange à realização da formação continuada de educadores em pleno exercício.

Downloads

Como Citar

Krusche, C., & Barin, N. R. (2018). O significado de um processo contínuo de formação na docência. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 18(1), 59–73. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/2446

Edição

Seção

Artigos