O ensino no projeto extensionista Português como Língua Estrangeira

Autores

  • Luiza Prates
  • Nilsa Reichert Barin

Resumo

No Projeto O ensino de português como língua estrangeira, objetiva-se o ensino da língua portuguesa para estudantes intercambistas, residentes temporários em Santa Maria. Ao longo do ano, desenvolvem-se dois programas cujas perspectivas dinamizam o processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa, respectivamente, como língua estrangeira e como língua adicional; primeiro, há orientação, ao longo do ano e de forma on line, a professores uruguaios para acompanhamento das atividades pedagógicas no ensino da língua portuguesa, como estrangeira, em três escolas uruguaias - Hermanas Capuchinas, de Maldonado, Instituto Cardoso, de San Carlos, e Instituto Galileu Galilei, de Piriápolis; segundo, desenvolve-se um programa de ensino no Centro Universitário Franciscano que visa, por meio da interação, à aprendizagem das competências básicas de comunicação em Língua Portuguesa a alunos estrangeiros de diferentes nacionalidades. Essa proposta atende, em princípio, a quatro módulos de trabalho: produção oral, compreensão oral, compreensão leitora e produção escrita. Com base nessa organização didática, procura-se oportunizar ao aluno estrangeiro recurso linguístico e gramatical necessário para a sua comunicação, envolvendo leitura, compreensão e produção na língua alvo.

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Como Citar

Prates, L., & Barin, N. R. (2018). O ensino no projeto extensionista Português como Língua Estrangeira. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 17(1), 77–83. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/2315

Edição

Seção

Artigos