O ensino no projeto extensionista Português como Língua Estrangeira

Luiza Prates, Nilsa Reichert Barin

Resumo


No Projeto O ensino de português como língua estrangeira, objetiva-se o ensino da língua portuguesa para estudantes intercambistas, residentes temporários em Santa Maria. Ao longo do ano, desenvolvem-se dois programas cujas perspectivas dinamizam o processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa, respectivamente, como língua estrangeira e como língua adicional; primeiro, há orientação, ao longo do ano e de forma on line, a professores uruguaios para acompanhamento das atividades pedagógicas no ensino da língua portuguesa, como estrangeira, em três escolas uruguaias - Hermanas Capuchinas, de Maldonado, Instituto Cardoso, de San Carlos, e Instituto Galileu Galilei, de Piriápolis; segundo, desenvolve-se um programa de ensino no Centro Universitário Franciscano que visa, por meio da interação, à aprendizagem das competências básicas de comunicação em Língua Portuguesa a alunos estrangeiros de diferentes nacionalidades. Essa proposta atende, em princípio, a quatro módulos de trabalho: produção oral, compreensão oral, compreensão leitora e produção escrita. Com base nessa organização didática, procura-se oportunizar ao aluno estrangeiro recurso linguístico e gramatical necessário para a sua comunicação, envolvendo leitura, compreensão e produção na língua alvo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.