A importância da Língua Portuguesa na perspectiva de aprendizes estrangeiros

Autores

  • Marilu de Avila Fialho Simioni
  • Nilsa Reichert Barin

Resumo

Apresenta-se, nesta pesquisa, uma discussão investigativa do panorama da interculturalidade e sua vinculação ao ensino de português como língua estrangeira. Para isso, tem-se como objetivos: definir o que é interculturalidade; investigar a importância da interculturalidade no ensino de Português como Língua Estrangeira, com ênfase em uma metodologia baseada nas habilidades comunicativas; investigar como e por que o aprendiz busca o conhecimento da língua portuguesa, como aprende e quais desdobramentos ocorrem a partir do viés intercultural. Partindo da análise de dados por meio de entrevistas com aprendizes uruguaios, justifica-se o interesse pela interculturalidade como subsídio do processo de ensino e aprendizagem do português como língua estrangeira. Pode-se concluir que ensinar português por meio de diferentes culturas reflete a capacidade de aprender e apreender uma língua-alvo com maior naturalidade. Assim, a valorização de aspectos culturais e suas peculiaridades, enquanto facilitadores do desempenho linguístico comunicativo dos sujeitos, é fundamental, pois a interculturalidade representa um elo de comunicação entre diferentes culturas.

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Como Citar

Simioni, M. de A. F., & Barin, N. R. (2016). A importância da Língua Portuguesa na perspectiva de aprendizes estrangeiros. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 16(1), 59–73. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/1830

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Artigos