A LINGUAGEM MUSICAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v15i30.4357

Resumo

Este artigo tem por objetiva geral descrever a linguagem musical sob a perspectiva da teoria histórico-cultural, conforme Vygotsky, seu principal representante. Neste sentido, procura-se também entender o conceito de mediação, como elemento articulador entre linguagem musical e o fenômeno pedagógico, produzido nos enredos intersubjetivos de professores e alunos. Nessa perspectiva, e com as contribuições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que integra a música no ensino de Arte, identifica-se a relevância da linguagem musical na formação cidadã de estudantes da Educação Básica. O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, amparada em obras originais de Vygotsky e de outros autores que escrevem a respeito da temática em questão, para embasamento aprofundado. Constatou-se que a música, enquanto linguagem, é dinâmica cujas habilidades e ações, construídas socialmente, são mediadas na interação professor-aluno. Portanto, a leitura que se faz da música, enquanto linguagem, não pode prescindir do caráter histórico-cultural, subjacente a toda e qualquer manifestação cultural.

Biografia do Autor

Marcelo Schaedler Massario, Universidade Franciscana

Bacharel em Publicidade e Propaganda. Mestrando em Ensino de Humanidades e Linguagens. Área: ensino e Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Massario, M. S., Morgenstern, J. M., & Boer, N. (2022). A LINGUAGEM MUSICAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 15(30), 67–77. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v15i30.4357

Edição

Seção

Artigos