PROBABILISMO, ESCRAVIDÃO NEGRA E CRÍTICA: FRANCISCO JOSÉ DE JACA O. F. M. CAP. (C. 1645-1689) INTERPRETA DIEGO DE AVENDAÑO S. J. (1594-1688)

Autores

  • Roberto Hofmeister Pich Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

O debate normativo sobre a escravidão negra feito por escolásticos pré-modernos, desde o século 16, ainda é pouco conhecido e investigado. Neste estudo, explora-se o papel que o relato de Diego de Avendaño S. J. (1594-1688) ocupa nessa história conceitual. O parecer de Avendaño resume as típicas ambiguidades dos autores jesuítas sobre a escravidão negra desde a exposição influente de Luis de Molina S. J. (1535-1600). Acentua-se o vínculo feito por Avendaño entre a doutrina do probabilismo moral, a licitude da escravidão e o surgimento de uma ideologia que endossa normativamente a escravidão como sistema de comércio e instituição social. É especialmente esse acréscimo de Avendaño ao debate sobre a justiça da escravidão que se torna objeto de análise e crítica radical pelos missionários Francisco José de Jaca O. F. M. Cap. (c. 1645-1689) e Epifanio de Moirans O. F. M. Cap. (1644-1689). Na Resolución sobre la libertad de los negros y sus originarios, en estado de paganos y después ya cristianos (1681), de Jaca, tem-se a primeira e original articulação dessa crítica. Nela, Jaca discute teses sobre a escravidão a partir do direito natural e das gentes, bem como a partir do direito eclesiástico (católico) e de premissas das Escrituras cristãs. A partir disso, ele defende o valor singular da liberdade como direito natural e esboça uma rejeição do probabilismo moral como moral mínima a ser aplicada para a avaliação da escravização de africanos, no seu tempo. Esse esboço de crítica foi expandido por Epifanio de Moirans.

Biografia do Autor

Roberto Hofmeister Pich, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas,

Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS

Downloads

Publicado

2020-06-08

Como Citar

Hofmeister Pich, R. (2020). PROBABILISMO, ESCRAVIDÃO NEGRA E CRÍTICA: FRANCISCO JOSÉ DE JACA O. F. M. CAP. (C. 1645-1689) INTERPRETA DIEGO DE AVENDAÑO S. J. (1594-1688). Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 12(24), 1–44. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/3251

Edição

Seção

Artigos