A DECLARAÇÃO DE SINGAPURA E A QUESTÃO DA INTEGRIDADE ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA

Autores

  • Eduardo Simões Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar a questão da responsabilidade ética da pesquisa científica, sob um olhar que vai além daquele que historicamente é refletido e discutido no âmbito da Filosofia, a despeito de suas variações, que trata da responsabilidade ética sob um enfoque do universal. Trata-se aqui de entender o conteúdo ético a partir de uma Declaração que traz muito mais uma visão deontológica, portanto moral, das questões inerentes à integridade em pesquisa. No limite das reflexões aqui apresentadas estão a preocupação com a questão da integridade em pesquisa, bem como com os reflexos sociais da prática científica, quando estes não se encontram respaldados pela responsabilidade ética. Espera-se que tais reflexões sejam de utilidade para aqueles que se mantêm continuamente preocupados com o fazer ciência e que, muitas vezes, sequer dão conta das implicações éticas de suas práticas.

Biografia do Autor

Eduardo Simões, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001), mestrado (2008) e doutorado (2012) em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Filosofia atuando com temas ligados à Lógica, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Ciência, Ética, H. Hertz e L. Wittgenstein. Atuou em atividades administrativas e de representação como coordenador de pós-graduação e coordenador de pesquisa. É autor dos livros "Wittgenstein e o Problema da Verdade" (2008), "Lógica Formal e Ética" (2009), "Hertz, Wittgenstein e a Representação do Mundo" (2012), além de um livro na área de Metodologia Científica intitulado "Manual para Normalização de Projetos de Pesquisa, Monografia e Trabalhos Científicos" (2014). Atualmente é professor adjunto (DE) e coordenador do curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins, bem como, Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (INEP - MEC). É membro da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica.

Downloads

Publicado

2019-05-13

Como Citar

Simões, E. (2019). A DECLARAÇÃO DE SINGAPURA E A QUESTÃO DA INTEGRIDADE ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 11(22), 63–83. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/2562

Edição

Seção

Artigos