A SENSIBILIDADE PARA OS DIREITOS HUMANOS: REFLEXÃO A PARTIR DE MAURICE MERLEAU-PONTY

Autores

  • Rudimar Barea CENSUPEG

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve reflexão filosófica sobre o tema da sensibilidade e seu papel para a percepção dos Direitos Humanos, com base no pensamento de Maurice Merleau-Ponty. Nosso trabalho partiu da seguinte pergunta: O tema da sensibilidade, descrito por Merleau-Ponty, contribui para refletir sobre os Direitos Humanos? Para responder esta questão e outras que foram evidenciadas ao longo do trabalho o artigo está organizado em três partes, sendo que se propõe a discutir no primeiro momento o tema da percepção e suas interfaces entre sensibilidade e racionalidade; no segundo ponto apresenta-se uma reflexão sobre a corporeidade e sua dimensão ética; e, por fim, o trabalho aborda a questão da liberdade como um direito fundamental do ser humano. O debate sobre Direitos Humanos acumula várias reflexões contemporâneas que são extremamente importantes para a afirmação da dignidade de cada pessoa, a filosofia de Merleau-Ponty também se apresenta nesta linha e é isto que o leitor deverá perceber ao se deparar com esta pequena contribuição para o entendimento de seu pensamento por este viés.

Biografia do Autor

Rudimar Barea, CENSUPEG

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 2015. Bacharel em filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE)2012. Pesquisa o tema da Sensibilidade; Liberdade; Ética; Afetividade; Subjetividade e Corporeidade sob a luz do método fenomenológico, tendo como fontes principais; Edmund Husserl, Edith Stein, Maurice Merleau-Ponty, Emmanuel Levinas e Michel Henry. Integrante do Grupo de Pesquisa: Fenomenologia do Corpo e da Afetividade (UFSM); participante do Grupo de Trabalho da ANPOF: Edith Stein e o Círculo de Gotinga. Atualmente é Diretor de Ensino e Professor do Centro de Ensino Superior Rio Grandense (CESURG - Marau), nas disciplinas de Filosofia, Antropologia, Sociologia das Organizações, Argumentação oral e escrita (Leitura, Produção e Interpretação de Textos) e Metodologia da Pesquisa Científica. Também é coordenador dos Projetos de Extensão: Circulo de Vivências Culturais (obra coletiva publicada pela instituição com a participação de acadêmicos e professores).

Downloads

Publicado

2020-06-08

Como Citar

Barea, R. (2020). A SENSIBILIDADE PARA OS DIREITOS HUMANOS: REFLEXÃO A PARTIR DE MAURICE MERLEAU-PONTY. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 12(24), 99–109. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/2420

Edição

Seção

Artigos