https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/issue/feed Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas 2024-02-28T13:49:07-03:00 Disciplinarum Scientia rdssociais@ufn.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista <strong><em>Disciplinarum Scientia</em>. Série Sociais Aplicadas</strong> (RDS) é um <strong>periódico <em>on-line</em> </strong>da Universidade Franciscana inscrita no ISSN sob número 1981-5778, na versão impressa e, a partir do v. 8, n. 1 de 2012, sob número 2318-678x, na versão <em>on-line</em>.</p> <p>Desde março de 2019, conta com um editor exclusivo e todo o processo de submissão e tramitação de trabalhos ocorre exclusivamente via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Conta com Conselho Editorial integrado por professores doutores, de renomadas instituições nacionais e estrangeiras.</p> <p>Seu grupo de avaliadores é qualificado e experiente. Adota sistema de avaliação cega (<em>blind review</em>)</p> <p><span style="text-decoration: underline;">As publicações</span> são gratuitas, não sendo cobrada nenhuma taxa por parte da Revista.</p> https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/4740 Educomunicação e aprendizagem: um estudo das práticas educomunicativas no contexto pandêmico 2023-12-27T11:48:23-03:00 Ivan de Freitas Vasconcelos Junior ivan.junior@ufn.edu.br Taís Steffenello Ghisleni taisghisleni@yahoo.com.br <p>Em 2020, a educomunicação ganhou significativa relevância no cenário educacional brasileiro devido à pandemia de coronavírus. O contexto exigiu uma rápida adaptação das instituições de ensino, especialmente as escolas públicas, que enfrentavam desafios relacionados à falta de plataformas de ensino e acesso a ferramentas tecnológicas para garantir a continuidade do ano letivo. Diante desse cenário, surge o seguinte questionamento orientador: Como a pandemia impulsionou o desenvolvimento de práticas educomunicativas, considerando a necessidade de distanciamento social e a transição para o Ensino Remoto Emergencial? O objetivo deste estudo é investigar as práticas educomunicativas que emergiram durante o período pandêmico, não apenas como medida de prevenção do coronavírus, mas também como estratégias fundamentais para tornar o Ensino Remoto Emergencial mais atrativo aos estudantes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa exploratória, baseada em um levantamento bibliográfico que inclui autores como Franco (2016), Moreira (2020) e Soares (2011). Destaca-se que o avanço tecnológico recente propiciou uma conexão mais ampla entre as pessoas, transformando a maneira como lidamos com a informação. Ao analisar as práticas educomunicativas implementadas durante a pandemia, identificou-se a utilização de recursos de mídia, como quadrinhos, murais educomunicativos, audiovisual e rádio. A conclusão do estudo ressalta que tais práticas não apenas contribuíram para a prevenção do coronavírus, mas também desempenharam um papel crucial na tornar as aulas mais envolventes para os alunos. No contexto da pandemia, as instituições de ensino tiveram a oportunidade não apenas de implementar práticas educomunicativas, mas também de ampliar ecossistemas comunicativos, proporcionando uma educação cidadã que motiva os alunos e promove a consciência crítica.</p> 2024-02-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/4728 Repercussões da lei Nº 14.193/2021 na gestão dos clubes de futebol brasileiros 2023-12-13T08:57:01-03:00 João Pedro Feldens Bazzan joao.bazzan@ufn.edu.br Paulo Fernando Marschner paulofernandomarschner@hotmail.com Patrines Aparecida Franca Zonatto patrines.franca@ufn.edu.br Janaina Marchi janaina.marchi@ufn.edu.br <p style="margin: 0cm; text-align: justify;">O objetivo deste estudo foi analisar as principais repercussões introduzidas pela Lei nº 14.193/2021 nos clubes de futebol brasileiros. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, baseada em revisão bibliográfica composta por quatro fases: construção de um acervo com obras de caráter geral, leitura inicial, leitura seletiva e análise crítica e reflexiva. Os resultados apontam desafios inerentes à transformação dos clubes, incluindo eficácia, potencial econômico, implicações financeiras, inovação, gestão de dívidas e preparação para mudanças. Além disso, a reforma do futebol brasileiro vai além das questões legais e envolve desafios crônicos e a paixão dos torcedores. A gestão eficaz deve priorizar a torcida, o patrimônio e a responsabilidade social, mantendo tradições, embora preocupações persistam em relação à perda de identidade e administrações inadequadas. A introdução de sociedades anônimas de futebol no Brasil parece inevitável, porém requer regulamentação rigorosa para equilibrar tradição e modernização, paixão e profissionalismo.</p> 2024-02-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/4810 A implementação do Imposto de Valor Agregado (IVA) no Brasil 2024-02-21T14:34:44-03:00 Fernanda de Holanda Paiva Nunes fernandanunes3@hotmail.com Joedson de Souza Delgado joedson.delgado@hotmail.com <p>Este estudo discute a viabilidade e os possíveis impactos da implementação do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) no Brasil. Para tanto, expõe o conceito e a evolução histórica do IVA, discute o modelo utilizado na União Europeia e analisa o ambiente fiscal brasileiro, com vistas a conhecer os parâmetros para a determinação do IVA. O método utilizado é o dedutivo operacionalizado através de revisão bibliográfica e pesquisa documental qualitativa pertinente à temática abordada, o qual se for conduzida de forma adequada, essa iniciativa pode contribuir para a melhoria da arrecadação de impostos, para a simplificação do sistema tributário e para o aumento da eficiência econômica do país. No entanto, para que a implantação do IVA seja efetiva, é importante que o governo trabalhe conjuntamente com os setores da sociedade civil e os representantes tanto da indústria, como do comércio.</p> 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/4831 L’insertion de l’art dans l’environnement organisationnel: une nouvelle approche de la formation en leadership 2024-02-28T13:49:07-03:00 Gilson Mateus Pinto Júnior g.mateus2018@gmail.com <p>La proposition principale de ce travail est de réfléchir aux apports de l’art à la compréhension des dynamiques organisationnelles, transformant ainsi la perspective humaine en une troisième perspective, c’est-à-dire ne considérant pas seulement la raison et/ou l’expérience. La base théorique utilisée dans cette étude a pris comme référence les études développées par la Fundação Dom Cabral représentée ici par le professeur Ricardo Augusto. Par conséquent, le concept de leadership a évolué, exigeant des professionnels capables de faire face à des situations qui nécessitent de la créativité et un apprentissage continu. Pour atteindre les objectifs proposés dans cette étude, une recherche qualitative à caractère exploratoire et une analyse de contenu basée sur Bardin ont été utilisées. Les résultats de la recherche ont révélé une distorsion dans la compréhension des managers interrogés sur le rôle de l’art dans ce scénario, révélant d’une certaine manière la difficulté d’envisager l’insertion de l’art dans ce contexte. On peut donc conclure que le défi consiste à proposer une nouvelle approche du développement de carrière et d’entreprise, non seulement pour lutter contre les préjugés existants sur l’art et la créativité, mais aussi pour repenser ces concepts.</p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/4776 Além das fronteiras virtuais: desvendando as representações do imigrante em Life is Strange 2 Life is Strange 2 2023-12-27T12:11:49-03:00 Ariane Corrêa Ferreira ariferreira997@gmail.com Janaina Pereira Pretto Carlesso janaina.carlesso@ufn.edu.br Valeria Iensen Bortoluzzi valbortoluzzi@ufn.edu.br Taís Steffenello Ghisleni taisghisleni@yahoo.com.br <p>As representações sociais que influenciam no preconceito contra imigrantes podem ser observadas em diversas mídias, como filmes, séries, documentários e até mesmo jogos, como Life Is Strange 2, que traz a história de dois irmãos de origem mexicana morando nos Estados unidos e tendo que lidar com o luto e a solidão após perder seu pai e único guardião. Sendo assim, nos propomos com artigo a entender tanto a forma como as representações sociais estão inseridas dentro do jogo Life is Strange 2, quanto à forma como elas influenciam na vida dos dois protagonistas, e como isso pode ser comparado com a realidade. Concluímos que as representações sociais de imigrantes podem gerar dificuldades na vivência desse grupo social em países diferentes da sua origem e convivendo com pessoas que podem julgá-los pela nacionalidade, e que é necessário um aprofundamento de estudos e olhares para que essa comunidade não seja diminuída em sua existência.</p> 2024-04-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas