https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/issue/feedDisciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas2025-03-27T09:53:12-03:00Disciplinarum Scientiardssociais@ufn.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista <strong><em>Disciplinarum Scientia</em>. Série Sociais Aplicadas</strong> (RDS) é um <strong>periódico <em>on-line</em> </strong>da Universidade Franciscana inscrita no ISSN sob número 1981-5778, na versão impressa e, a partir do v. 8, n. 1 de 2012, sob número 2318-678x, na versão <em>on-line</em>.</p> <p>Desde março de 2019, conta com um editor exclusivo e todo o processo de submissão e tramitação de trabalhos ocorre exclusivamente via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Conta com Conselho Editorial integrado por professores doutores, de renomadas instituições nacionais e estrangeiras.</p> <p>Seu grupo de avaliadores é qualificado e experiente. Adota sistema de avaliação cega (<em>blind review</em>)</p> <p><span style="text-decoration: underline;">As publicações</span> são gratuitas, não sendo cobrada nenhuma taxa por parte da Revista.</p>https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/5117Duas décadas de transformação no ensino de economia: a trajetória do curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana2024-12-07T18:28:24-03:00Taize de Andrade Machado Lopestaize@ufn.edu.brMateus Sangoi Frozzamateusfrozza@gmail.com<p>O Curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana iniciou suas atividades em março de 2003 e, ao longo de duas décadas, tem formado economistas com pluralismo metodológico, além de promover uma formação pautada na ética e no compromisso com a responsabilidade social. Este relato de experiência descreve a trajetória do curso, desde sua concepção inicial até os dias atuais. Para atingir esse objetivo, este trabalho configura-se como uma pesquisa qualitativa e documental. Entre os principais aspectos abordados estão os objetivos do curso, o perfil dos egressos, a estrutura curricular e a contribuição para a formação de economistas. O estudo também destaca as atividades desenvolvidas de forma integrada com os cursos de Administração e Ciências Contábeis, como Fórum Integrado de Negócios, a Feira de Negócios, o acolhimento de estudantes, as viagens técnicas, as ações extensionistas, bem como os projetos de pesquisa e extensão.</p>2025-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/5206Curso de graduação em Administração da Universidade Franciscana: trajetória histórica e desafios2024-12-20T19:23:45-03:00Renata Bianchibianchirenata17@gmail.comTaize de Andrade Machado Lopestaize@ufn.edu.brMateus Sangoi Frozzamateus@ufn.edu.brAlexandre Galina Bolzanalexandregalinabolzan@gmail.com<p>A administração está presente em todas as organizações, com objetivo de impulsionar o crescimento organizacional e contribuir para o bem-estar social. Este relato de experiência tem como propósito descrever a trajetória histórica do curso de graduação em Administração da Universidade Franciscana, desde sua criação em 1998. São apresentados indicadores do curso, bem como projetos de ensino, pesquisa e extensão. Ao longo de seus 25 anos, o curso formou mais de mil administradores, com uma matriz curricular constantemente atualizada e alinhada aos desafios do mercado de trabalho, refletindo o compromisso da universidade com a formação integral dos estudantes. O texto destaca atividades acadêmicas como eventos, palestras, viagens técnicas e iniciativas de internacionalização, além de projetos de relevância, como o Laboratório de Práticas Administrativas e o Projeto Jovens Empreendedores.</p>2025-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/5234Vinte e cinco anos de excelência: a trajetória do curso de Ciências Contábeis da Universidade Franciscana2025-01-27T09:30:54-03:00Daniele Dias de Oliviera Bertagnollidaniele@ufn.edu.brJaqueline Carla Gusejaqueline.guse@ufn.edu.br<p>O curso de Ciências Contábeis da Universidade Franciscana (UFN), situado em Santa Maria/RS, destaca-se por sua tradição e contribuição à formação de profissionais capacitados e comprometidos com a ética e o desenvolvimento socioeconômico. Este relato de experiência descreve a trajetória do curso, desde sua concepção inicial até os dias atuais. Para atingir esse objetivo, este trabalho configura-se como uma pesquisa qualitativa e documental. Entre os principais aspectos abordados estão sua história, as inovações curriculares e as ações realizadas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O estudo também destaca as atividades desenvolvidas de forma integrada com os cursos de Administração e Ciências Contábeis, como Fórum Integrado de Negócios, a Feira de Negócios, o acolhimento de estudantes, as viagens técnicas, as ações extensionistas. A infraestrutura e o suporte ao estudante também são analisados, evidenciando a excelência acadêmica e o compromisso com a comunidade.</p>2025-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/5172Startups e o processo de captação de recursos em fundos de investimentos e aceleradoras2024-11-21T06:44:39-03:00Luíza Bevilaqua Weberluiza.bweber@ufn.edu.brLiziane Alves de Oliveiraliziane.oliveira@ufn.edu.brBruna Faccin Camargobruna.camargo@ufn.edu.br<p>Esta pesquisa objetivou analisar o processo para captação de recursos das Startups, diante dos aspectos jurídicos, contábeis e financeiros junto aos fundos de investimentos. Através de um estudo qualitativo e descritivo, a pesquisa classificou-se como documental e levantamento survey, sendo aplicado um questionário com perguntas fechadas e escala likert, pontuados pela análise de conteúdo, uma vez que, pesquisou startups em várias fases de desenvolvimento a fim de entender a captação de recursos com fundos de investimentos e aceleradoras, através das respostas dos founders das startups que tem sede na região central do estado do Rio Grande do Sul. Como resultados, obteve-se que as startups que participaram da pesquisa possuem um modelo de negócio Software as a Service (SaaS), e tem como público-alvo sendo o Business to business (B2B), e que a maioria já recebeu investimentos de aceleradoras, fundos de investimentos e investidores anjos. Conclui-se que os resultados corroboram com os desafios encontrados e vivências dos founders na burocratização da consolidação da captação de recursos, tal como, participar dos processos seletivos, cumprir as exigências mínimas para a participação do processo, e quais as formas que captaram investimentos e que uma forma de se preparar para este processo de captação, é obter apoio de consultoria.</p>2025-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/5199Gestão humanizada e o respeito à vida: uma realidade possível?2024-12-15T20:05:41-03:00Gustavo Cougogustavo.cougo@ufn.edu.brPatrines Aparecida França Zonattopatrines.franca@ufn.edu.brLucas Almeida dos Santoslucas.almeida@ufn.edu.brJanaina Marchijanaina.marchi@ufn.edu.br<p>O presente estudo tem como objetivo compreender a relação existente entre a concepção de uma gestão humanizada e o respeito à vida no ambiente corporativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo fenomenológica-hermenêutica, desenvolvida a partir de uma investigação bibliográfica, fundamentada em fontes secundárias. Em relação ao plano de coleta de dados, utilizou-se dados das bases Google Acadêmico, Scielo e Web of Science, no período de 2016 a 2022. Como resultado obtido, a partir da investigação bibliográfica, pode-se apontar que a concepção de gestão humanizada permite quatro desdobramentos essenciais, em direção ao respeito à vida nas organizações, no contexto da relação entre o ser humano e o trabalho: a possibilidade de uma proposta político-pedagógica voltada ao diálogo nas organizações, o que acarretará na possibilidade de construção de objetivos organizacionais orientados ao coletivo, no estabelecimento de um ethos humanístico para as lideranças organizacionais, o que tende a acarretar um desachatamento prático-epistemológico dos estudos no campo da gestão organizacional.</p>2025-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/5225O papel da extensão universitária na formação do contador2024-12-31T15:45:15-03:00Jaqueline Carla Gusejaqueline.guse@ufn.edu.brBruna Faccin Camargobruna.camargoo@ufn.edu.brJanaina Marchijanaina.marchi@ufn.edu.brDaniele Dias de Oliveira Bertagnollidaniele@ufn.edu.br<p>Este trabalho tem como objetivo demonstrar as práticas extensionistas no processo de curricularização da extensão universitária do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Franciscana (UFN). Assim, a pesquisa foi classificada como qualitativa, descritiva e documental, considerando as práticas desenvolvidas entre os anos de 2019 e 2023 pelos acadêmicos do curso nas disciplinas de Constituição e formalização de empresas, Contabilidade do agronegócio e Contabilidade e análise de custos II. A extensão neste período foi realizada por meio do contato direto dos acadêmicos com o território escolhido, sendo que em alguns casos os acadêmicos foram até o local, e em outros momentos os participantes do território foram até a UFN. Os resultados demonstraram a evolução das ações realizadas pelo curso ao longo de sua trajetória na extensão, propiciaram o desenvolvimento de novas práticas frente aos períodos vivenciados, bem como o aprimoramento da formação e devolutivas dos acadêmicos com a atividades realizadas junto aos territórios. Pode-se concluir que o curso avançou nas ações executadas em atenção aos objetivos institucionais e com um olhar para o papel da extensão na formação dos profissionais contábeis.</p>2025-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/5207Processo de agregar pessoas: uma análise a partir da base BDTD2025-01-27T09:49:41-03:00Igor Japir Krum Assolinigor.japir@ufn.edu.brLucas Almeida dos Santosluksanttos@gmail.com<p>Com a sociedade em constante transformação, as pessoas se tornaram um ativo valioso, uma vez que a escolha dos profissionais adequados é fundamental para a eficiência das operações e o alcance dos objetivos organizacionais. Assim, este trabalho que teve como objetivo analisar o tratamento científico e contextual que envolve o processo de agregar pessoas nas organizações por meio de estudos publicados na BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), apresentou-se como uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, tendo seus resultados analisados por meio da análise teórico comparativa. Os dados foram coletados na base BDTD, resultando em 271 trabalhos, que após passar pela aplicação dos filtros pré-estabelecidos, chegou-se a 18 dissertações acerca da temática de recrutamento e seleção de pessoas, no período de 2014 à 2024. Os principais resultados denotam uma diversidade de aplicações do processo de agregar pessoas, em diferentes contextos e a utilização de diversas tecnologias, tendo como pano de fundo as teorias que balizam este estudo. As conclusões apontam que a evolução do processo de agregar pessoas ainda se encontra e desenvolvimento e que apesar de ganhar força nos programas de pós graduação, é tímida a exploração do tema para além das ferramentas e técnicas usuais.</p>2025-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/5216Projeto JEM: uma análise a partir das percepções reflexivas dos docentes participantes2025-01-27T09:40:46-03:00Lucas Almeida dos Santosluksanttos@gmail.comAna Carolina Cozza Josende da Silvaana.carolina@ufn.edu.brMateus Sangoi Frozzamateus@prof.ufn.edu.brJanaina Marchijanaina.marchi@ufn.edu.brJaqueline Carla Gusejaqueline.guse@ufn.edu.br<p>Este estudo teve como objetivo analisar os impactos das ações desenvolvidas no projeto a partir das percepções dos professores participantes, considerando os dois primeiros anos de funcionamento. Utilizando uma abordagem qualitativa descritiva e estudo de caso, os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a cinco docentes, sendo analisados por técnicas de análise de conteúdo. Os principais resultados indicaram que o projeto influenciou positivamente as práticas pedagógicas ao introduzir metodologias ativas e abordar temas como sustentabilidade, educação financeira e inovação. Além disso, promoveu maior engajamento dos alunos ao conectá-los com demandas reais da comunidade a partir de impactos sociais destacados, como o protagonismo juvenil, o fortalecimento de vínculos entre universidade, escolas e comunidade, e a conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apesar dos desafios enfrentados, como limitações de recursos e tempo, o JEM consolidou-se como uma ação extensionista transformadora, integrando ensino, pesquisa e extensão em prol do desenvolvimento humano e social. Para o futuro, recomendam-se estratégias de ampliação, fortalecimento das parcerias e diversificação de fontes de financiamento para garantir a sustentabilidade e continuidade do projeto. Ainda, conclui-se que este estudo reforça a relevância da extensão universitária como instrumento de transformação social e formação cidadã.</p>2025-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/5217Análise dos atributos que qualificam a preferência do consumidor de produtos alimentícios em relação a marca2024-12-26T12:30:04-03:00Jonathas Deivid Doria Mottajonathas.doria@ufn.edu.brRenata Coradini Bianchirenata@ufn.edu.brLucas Almeida dos Santosluksanttos@gmail.com<p>Diante dos desafios de se destacar em um mercado altamente competitivo, cabe ressaltar a análise sobre a preferência das marcas como um tema crucial para as empresas do setor varejista para atingir um propósito essencial: fidelizar o consumidor. Nesse contexto, direcionando o foco para a gestão de marcas, o presente estudo tem como problemática de pesquisa: quais atributos qualificam a preferência do consumidor no setor varejista de alimentos frente a fidelidade do cliente em relação as marcas? e como objetivo geral identificar os atributos que fundamentam a preferência do consumidor por produtos alimentícios em relação à marca. Para este estudo, a metodologia utilizada possui abordagem qualitativa, de levantamento, Survey, descritiva e bibliográfica, valendo-se de um questionário estruturado para coletar dados descritivos de uma amostra não probabilística representativa da população em geral. Os principais resultados revelaram que, para os respondentes da amostra, o atributo intrínseco mais ressaltado é o sabor, por outro lado, no que tange aos atributos extrínsecos, a oferta e o preço emergem como os mais significativos. Ainda, este estudo contribui para o entendimento dos fatores que moldam as preferências do consumidor no setor varejista de alimentos, no qual sugere-se uma abordagem mais aprofundada das dinâmicas culturais, sociais e psicológicas que moldam as preferências do consumidor, explorando as tendências emergentes no comportamento humano - principalmente a partir da publicidade digital e das mídias sociais.</p>2025-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/5208O impacto das tecnologias digitais nos processos de gestão de pessoas2024-12-20T19:15:10-03:00Janaina Marchijanaina.marchi@prof.ufn.edu.brDaniele Dias de Oliveira Bertagnollidaniele@ufn.edu.brCamila Klein Severocamila.klein@ufn.edu.brPriscila Chaves da Silvasilva.priscila@ufn.edu.br<p>Este trabalho analisa as mudanças relativas a área da gestão de recursos humanos (RH) impulsionada pela tecnologia, destacando a incorporação da Tecnologia da Informação e Comunicação nos processos organizacionais. A pesquisa qualitativa, bibliográfica e descritiva explorou as mudanças nas práticas de gestão de pessoas devido ao impacto da internet e das tecnologias digitais. Os resultados mostram que a tecnologia democratiza o acesso à informação, descentraliza operações e aumenta a autonomia dos gestores e funcionários. No entanto, a resistência às mudanças tecnológicas, a necessidade de novas competências e a gestão das dinâmicas de poder e controle são aspectos que ainda precisam ser mais explorados. Assim é possível identificar que a evolução tecnológica na gestão de RH exige uma abordagem equilibrada e estratégica para enfrentar os desafios contemporâneos e aproveitar plenamente os benefícios da revolução tecnológica.</p>2025-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/5226Educação financeira: uma comparação perceptiva dos estudantes do Ensino Médio público e privado2024-12-31T15:35:12-03:00Sofia Ludtke Topolskisofia.ltopolski@ufn.edu.brLucas Almeida dos Santosluksanttos@gmail.com<p>Este artigo objetiva compreender as percepções, abordagens e práticas de educação financeira em escolas pública e privada, a partir das diferenças existentes que impactam contingencialmente o desenvolvimento de habilidades financeiras. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, qualitativo e descritivo, com dados coletados por meio de um questionário online aplicado a estudantes de ensino médio de uma escola pública e uma privada, ambas localizadas na região central do Rio Grande do Sul. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos tem 17 anos e sua renda familiar varia mais amplamente no ensino público e é mais alta no privado. Os alunos do ensino público tendem a planejar melhor seus gastos, e a poupança é mais eficaz nesse grupo. No entanto, a gestão financeira pode ser aprimorada em ambos os contextos, sendo que, nestes ambientes educativos deve haver o desenvolvimento de competências financeiras mais robustas com orientações mais claras sobre práticas de investimento.</p>2025-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/5195Artificial intelligence in business management: the role of innovation environments as technological drivers2025-01-27T09:53:23-03:00Lissandro Dorneles Dalla Noradallanora.lissandro@gmail.comHenrique Luiz Jannh.jann@ufn.edu.brAmanda Rossatoamanda.r@ufn.edu.br<p>The integration of Artificial Intelligence (AI) in business operations, supported by innovation environments, has become a key factor in enhancing competitiveness and fostering the sustainable development of organizations. This article adopts a qualitative approach, combining a literature review and case study analysis to examine the impacts of AI and the challenges encountered during its implementation. It analyzes AI’s effects and the obstacles faced in its adoption through successful case studies in different innovation environments, including Porto Digital, Station F, Sophia Antipolis, and Silicon Valley. Key benefits highlighted include process automation, personalized customer service, and continuous innovation, resulting in efficiency gains and strategic adaptability. However, technical complexity, cultural resistance, ethical and privacy concerns, and the need for significant investments remain major challenges. Recommendations include fostering strategic partnerships, continuous capacity-building, and incentive policies that strengthen innovation ecosystems. The study also discusses its limitations, such as the need for more in-depth empirical analyses across diverse contexts and the rapid technological evolution requiring constant updates. Finally, it underscores the importance of a collaborative approach among businesses, governments, and research institutions to maximize AI benefits and address its challenges with ethical and social responsibility. This study contributes to a deeper understanding of how AI, in synergy with innovation environments, can serve as a driver for organizational growth and resilience.</p>2025-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/5204Comportamento dos investidores no mercado financeiro no Brasil no primeiro trimestre de 2023 e 20242024-12-20T19:36:18-03:00Alexandre Galina Bolzanalexandregalinabolzan@gmail.comLeonardo Kneippleonardo.kneipp16@gmail.com<p>O perfil dos investidores no mercado financeiro em 2023/2024 reflete transformações impulsionadas por fatores macroeconômicos, avanços tecnológicos e mudanças no comportamento do consumidor. Esta pesquisa buscou descrever as diferenças no comportamento dos investidores entre o primeiro trimestre de 2023 e 2024, tendo como objetivos a identificação dos tipos de investimentos mais utilizados, as principais mudanças no mercado e os fatores que influenciam nesse comportamento. A metodologia se deu por dados secundários obtidos na plataforma de relatórios Book Pessoa Física da B3 publicados em 2024. Os resultados, baseados em dados secundários, mostraram maior diversificação de portfólios e inclusão de novos perfis, especialmente jovens, interessados em produtos como ETFs e fundos imobiliários. O estudo também destacou a importância de compreender as tendências e dinâmicas do mercado para otimizar estratégias de investimento e fomentar um ambiente financeiro inclusivo e inovador. Como observado, houve um aumento considerável de investidores no mercado financeiro, mas com aporte menor quando comparados aos anos anteriores.</p>2025-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/5205As implicações jurídicas do empreendedorismo informal, como fonte de subsistência familiar, no cenário da pandemia do Covid-192025-01-27T09:50:55-03:00Carina da Cunha Alvezcarinaalvez@ufn.edu.brBryan Azambuja Semeniukbryansemeniuk@hotmail.com<p>O presente estudo busca analisar as possíveis implicações jurídicas originadas pelo empreendimento informal em decorrência da pandemia pela Covid-19 e que perduram até os dias atuais. Trata-se de um estudo de abordagem teórico-reflexiva. Fundamenta-se em aspectos conceituais sobre a análise geral da doutrina e da legislação empresarial a fim de demonstrar as implicações jurídicas que poderão ser contraídas a partir da informalidade de uma empresa, no contexto da pandemia pela Covid-19. Também se utilizou a pesquisa bibliográfica para identificar produções acerca do tema em voga. O funcionamento de empresas, de maneira irregular, limita as proteções jurídicas que uma empresa devidamente estabelecida possui, afastando, além disto, os benefícios assegurados por lei. Evidenciaram-se quatro possíveis implicações jurídicas decorrentes da empresa irregular, tais como: a responsabilidade civil, a decretação de falência, a recuperação judicial, a responsabilidade consumerista e o impacto na lei geral de proteção de dados. Torna-se necessário que as empresas irregulares busquem maneiras de regulamentar-se, uma vez que, com a informalidade terão todas as obrigações de uma empresa devidamente constituída, todavia, não terão os mesmos benefícios e proteções a elas disponibilizados. Além de que, é necessário que exista incentivo por parte do poder público para que mais empresas que atuem na informalidade, busque a regulamentação.</p>2025-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/5203A influência da pandemia de Covid-19 nas práticas de gestão de pessoas nas organizações2025-01-27T09:52:02-03:00Victor Alves da Silvavictoralvees12@hotmail.comAna Carolina Cozza Josende da Silvaana.carolina@ufn.edu.br<p>Com a pandemia de Covid-19, organizações do mundo todo necessitaram adaptar-se as medidas de restrições impostas pelos governantes, assim acarretando mudanças no dia a dia organizacional e seus processos, desta forma, causando alterações no setor de gestão de pessoas e seus processos. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo geral de analisar quais foram as principais alterações nas práticas de gestão de pessoas que ocorreram a partir da pandemia de Covid-19, os objetivos específicos foram: descrever o perfil das empresas participantes; verificar quais as práticas de gestão de pessoas relacionados aos processos de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento; identificar quais as modificações nas práticas de gestão de pessoas a partir da pandemia de Covid-19. Para atingir os objetivos, foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva, com procedimento técnico o estudo de campo, através da aplicação de questionários aos gestores de empresas de Santa Maria - RS que tivessem o setor de gestão de pessoas formalizado. As questões presentes no questionário foram divididas entre perguntas relacionadas ao perfil das empresas e aos processos de gestão de pessoas. Obtendo 21 respostas onde os gestores afirmaram que os 4 processos selecionados sofreram mudanças decorrentes da pandemia, alterações ocasionadas pelas restrições, mas que a tecnologia e a internet vêm tornando-se um grande aliado das organizações e, com isso, auxiliando as empresas desde o processo de recrutamento, passando pela seleção e treinamento até o desenvolvimento dos seus colaboradores, mudanças que vieram para otimizar e qualificar os processos organizacionais.</p>2025-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/5312Editorial2025-03-20T13:55:31-03:00Rosane Leal da Silvardssociais@ufn.edu.br2025-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025