Reflexões sobre a implementação do Ensino Remoto Emergencial em cursos de Graduação na área de Gestão e negócios em uma Instituição Comunitária

Autores

Resumo

O Ensino Remoto Emergencial (ERE) iniciou em março de 2020 e trouxe inúmeros desafios aos professores, estudantes, pais e instituições escolares. Expôs as desigualdades educacionais do país, em um contexto de distanciamento social, interrupção das aulas presenciais e crise econômica. Neste relato de experiência será descrito como ocorreu a transição das aulas presenciais para o sistema remoto online nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas de uma instituição comunitária no interior do Rio Grande do Sul. Serão relatadas as vivências deste período e uma síntese da avaliação das aulas em meios digitais. O relato será finalizado com a análise de dez aprendizados do período sob o ponto de vista das autoras, entre esses a consideração que o ensino remoto emergencial não pode ser usado como modelo para o ensino híbrido.

Biografia do Autor

Fabiana da Costa Pereira, Universidade Franciscana

Doutora no PPGCOM/UFSM (2018). Mestre no Programa de Pós Graduação em Comunicação Midiática pela UFSM (2013),na linha de Mídia e Estratégias Comunicacionais. Especialista em Comunicação e Projetos de Mídia pelo Centro Universitário Franciscano (2008). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Possui licenciatura através do Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional - PEG/UFSM (2014). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas - eventos, planejamento, projetos culturais, oratória, políticas públicas de comunicação. Professora do Curso de Jornalismo na Universidade Franciscana - UFN. Pesquisa na temática de comunicação pública e educação a distância. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional - Linha Mídias e Estratégias Comunicacionais, registrado no CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Tecnologias Digitais nos Processos de Ensino e Aprendizagem com atividades EAD - nas linhas de Cultura Digital e de Processos formativos discentes, docentes e tutores em EAD, registrado no CNPq.

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Publicado

02-06-2022

Como Citar

Pereira, F. da C., Lopes, T. de A. M., Bianchi, R. C., & Bertagnolli, D. (2022). Reflexões sobre a implementação do Ensino Remoto Emergencial em cursos de Graduação na área de Gestão e negócios em uma Instituição Comunitária. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 18(1), 43–52. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/4145

Edição

Seção

Artigos