Gestão da produção de conteúdo educacional para cursos a distância

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Resumo

A educação a distância tem se ampliado no Brasil e isso se revela por meio do crescimento do número de alunos e da oferta de cursos nesta modalidade. Um diferencial importante que Instituições de Ensino Superior podem ter ao oferecer cursos EAD é produzir internamente os materiais didáticos, numa busca de personalização e garantia da qualidade dos cursos. Este é o caso da Universidade Franciscana, que há dois anos oferta cursos superiores na modalidade a distância e optou pela produção interna de livros didáticos, conteúdos em vídeo e áudio, infográficos, HQs, entre outros objetos de aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é realizar uma descrição do fluxo de produção de conteúdos em nossa Instituição, ou seja, um relato de experiência, utilizando como fonte os documentos gerados nesse processo e as vivências experimentadas na implementação da educação a distância. Ao final, pode-se afirmar que a produção de materiais didáticos é um grande desafio, mas permite que a instituição possua total gerenciamento sobre o conteúdo que é ofertado.

Biografia do Autor

Fabiana da Costa Pereira, Universidade Franciscana

Doutora no PPGCOM/UFSM (2018). Mestre no Programa de Pós Graduação em Comunicação Midiática pela UFSM (2013),na linha de Mídia e Estratégias Comunicacionais. Especialista em Comunicação e Projetos de Mídia pelo Centro Universitário Franciscano (2008). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Possui licenciatura através do Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional - PEG/UFSM (2014). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas - eventos, planejamento, projetos culturais, oratória, políticas públicas de comunicação. Professora do Curso de Jornalismo na Universidade Franciscana - UFN. Pesquisa na temática de comunicação pública e educação a distância. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional - Linha Mídias e Estratégias Comunicacionais, registrado no CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Tecnologias Digitais nos Processos de Ensino e Aprendizagem com atividades EAD - nas linhas de Cultura Digital e de Processos formativos discentes, docentes e tutores em EAD, registrado no CNPq.

Taize de Andrade Machado Lopes, Universidade Franciscana

Professora na Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria/RS. Coordenadora do curso de Ciências Econômicas na UFN e conselheira no Conselho Universitário (Consun). É bacharel em Ciências Econômicas e mestre em Integração Latino-Americana, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - linha de pesquisa Integração Econômica. Economista (Corecon/RS 7956). Especialista em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Universidade de Caxias do Sul e em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação (UFSM). Foi coordenadora administrativa do credenciamento da Universidade Franciscana para oferta de cursos a distância (2013-2018) e Coordenadora de Educação a Distância (2018-2021). As áreas de interesse em Economia são Economia da Educação e Economia Brasileira. Em Educação tem interesse pelos temas Gestão Universitária, Educação Continuada, Educação a Distância e Ensino Híbrido.

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Publicado

22-10-2021

Como Citar

Pereira, F. da C., & Lopes, T. de A. M. (2021). Gestão da produção de conteúdo educacional para cursos a distância. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 17(2), 1–14. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/3984

Edição

Seção

Artigos