@CORONAJur_UFN: experenciando o desafio da prática extensionista em Direito diante do distanciamento social

Autores

  • Angelita Woltmann UFN
  • Paulo Renato Ferrony UFN
  • Rodrigo Job Magalhães UFN
  • Heloisa Thauanna Reis Pisetta UFN

Resumo

Apresenta-se este artigo como resultado da atuação conjunta em sede de curricularização da extensão das disciplinas de Extensão em Direito II e Gestão de Conflitos, constantes na matriz obrigatória do Curso de Direito da Universidade Franciscana (UFN). A problemática paira na análise da efetividade social das ações realizadas no ano de 2020 junto ao projeto extensionista denominado @CORONAJur_UFN: um canal virtual informativo para gestão de conflitos jurídicos surgidos em meio à pandemia causada pela COVID-19. O projeto é executado por meio remoto, via rede social Instagram e externaliza-se por postagens temáticas semanais e realização de lives, que são instrumentalizadas por aulas públicas, webnários, palestras, rodas de conversa, entre outras modalidades de caráter interdisciplinar e com linguagem acessível ao público leigo. O objetivo central das ações é impactar a comunidade de seguidores na sensibilização, debate e auxílio no direcionamento soluções e alternativas nos problemas práticos relacionados aos conflitos jurídicos nas diferentes áreas em tempos de pandemia. A metodologia é embasada na pesquisa qualitativa, instrumentalizada em dados empíricos obtidos através dos relatórios apresentados à coordenação da curricularização da extensão nos semestres de 2020.1 e 2020.2. Nesse sentido, apresenta-se um breve relato da experiência dessa vivência que entrelaçou ensino, pesquisa e extensão, no sentido de concretizar o princípio constitucional da indissociabilidade de tais práticas universitárias não objetivando, de modo algum, assistência judiciária individual, mas sim, incentivar o diálogo entre comunidade e universidade em um momento tão complexo e inédito, tal como o atual.

Biografia do Autor

Angelita Woltmann, UFN

Doutora em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) na linha de pesquisa "Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização". Mestre em Integração Latino-Americana pelo Mestrado em Integração Latino-Americana (MILA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa "Direito da Integração". Especialista em Direito Constitucional aplicado pela Universidade Franciscana (UFN). Especialista em Bioética pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Cursou os módulos do doutorado em Ciências Jurídicas, na área de Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Atualmente, é professora das disciplinas de ensino presencial da graduação (Direito Constitucional, Direito Administrativo e Extensão em Direito) do Curso de Direito da Universidade Franciscana (UFN). É pesquisadora junto à ao GPDA-UFSM (Grupo de Estudo em Direito dos Animais). Tem experiência em curricularização da extensão e pesquisa na área do Direito Público - Constitucional, Internacional e Administrativo com ênfase nas temáticas envolvendo novos direitos; ou direitos especiais (bioética, biodireito, novas tecnologias, cibercrimes, ambiental e consumidor), direitos humanos e vulnerabilidade, direito, educação & arte (cinema e literatura, em especial) e metodologia científica. Atuou por um longo período como coordenadora de Trabalho de Conclusão do Curso de Direito na UNIME - Lauro de Freitas/BA e na UNICRUZ - Cruz Alta/RS.Tem experiência em disciplinas de ensino presencial e EaD, bem como, em pesquisa e extensão. É coordenadora e colaboradora em diversos projetos de pesquisa e extensão. Possui registro junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS 61.713), atuando na área de direito & saúde. E-mail: awoltmann@gmail.com e awoltmann@ufn.edu.br.

Paulo Renato Ferrony, UFN

Possui graduação em Direito pela Universidade da Região da Campanha (1982), pós graduação em Educação e em Direito Processual Civil, também na mesma Universidade e mestrado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2004). Dissertação intitulada: Arbitragem - Instrumento Jurisdicional Legítimo e Eficaz de Acesso à Justiça num Sistema Jurisdicional ce Constitucionalismo Contemporâneo, Ano de obtenção: 2004. Orientador: Rogério Gesta Leal. Foi Professor e Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Franciscano até 18.02.2018, e professor titular da Universidade da Região da Campanha nas disciplinas de direito Ambiental e Direito Processual Civil até agosto de 2015. No Centro Universitário Franciscano lecionou Negociação, Gestão de Conflitos e Estágio Simulado I. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: jurisdição, direito, jurisdição privada, união estável e responsabilidade civil, negociação, mediação e arbitragem. Exerce a coordenação do Curso de Formação Acadêmico Forense desde a primeira edição, hoje já na oitava, a ser desenvolvida no ano de 2018, em convênio UNIFRA/TJRS. Atualmente integra o Corpo Docente da Universidade Franciscana em Santa Maria, antes denominada Centro Universitário Franciscano, onde permanece como Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e Professor das disciplinas de Negociação, Gestão de Conflitos e Estágio Profissional Simulado I.

Rodrigo Job Magalhães, UFN

Acadêmico do curso de Direito da Universidade Franciscana (UFN). Integrante do Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet da Universidade Federal de Santa Maria (CEPEDI), cadastrado na plataforma de pesquisas do CNPq. Membro Associado da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). Editor da Organização Civil: Contas Abertas.

Heloisa Thauanna Reis Pisetta, UFN

Monitora voluntária do projeto. Acadêmica do curso de Direito da Universidade Franciscana (UFN). Estagiária do Juizado da Violência Doméstica, JVD (Comarca de Santa Maria/RS).

Downloads

Publicado

30-03-2022

Como Citar

Woltmann, A., Ferrony, P. R., Job Magalhães, R., & Reis Pisetta, H. T. (2022). @CORONAJur_UFN: experenciando o desafio da prática extensionista em Direito diante do distanciamento social. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 18(1), 29–42. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/3978

Edição

Seção

Artigos