Guia: Design de jogo educativo para a valorização do Patrimônio Cultural

Autores

  • Fabricio de Souza Unijuí
  • Diane Meri Weiller Johann Unijuí

Resumo

Design, Educação e Patrimônio Cultural, três grandes áreas que possuem um diálogo entre si. Com o presente trabalho, busca-se o fortalecimento dessa interdisciplinaridade dos diferentes campos dos saberes, onde foi possibilitada a construção de um jogo educativo do Museu Antropológico Diretor Pestana, localizado no município de Ijuí/RS. Este jogo educativo é concretizado dentro de um produto projetado que possa cumprir com o propósito de educar para o patrimônio, sendo uma forma de mediação entre os indivíduos e o bem cultural, podendo aproximar cada vez mais a comunidade junto ao Museu, espaço de salvaguarda da memória coletiva e também um espaço de pesquisa e reflexão. O projeto teve como condução metodologias científicas, sendo adaptada para ter uma contribuição fundamental para análises e execuções dentro do pensamento de projeto que o design agrega ao produto. Conclui-se que é necessária a criação deste jogo dentro do campo da educação patrimonial para gerar respeito e valorização pelo patrimônio cultural por meio de uma atividade educativa, afinal, também é divertido aprender e ensinar brincando.

Biografia do Autor

Fabricio de Souza, Unijuí

Bacharel em Design Gráfico e de Produto pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Pesquisador na área de Patrimônio Cultural vinculado ao Museu Antropológico Diretor Pestana.

Diane Meri Weiller Johann, Unijuí

Professora Mestre do Curso de Design e Arquitetura e Urbanismo Unijuí.

Downloads

Publicado

06-01-2022

Como Citar

de Souza, F., & Johann, D. M. W. (2022). Guia: Design de jogo educativo para a valorização do Patrimônio Cultural. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 17(2), 139–156. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/3910

Edição

Seção

Artigos