UFN Digital e o ensino remoto em 2020: planejamento administrativo-pedagógico e desenvolvimento das atividades acadêmicas

Autores

  • Fabiana da Costa Pereira Universidade Franciscana https://orcid.org/0000-0002-3423-2913
  • Taize de Andrade Machado Lopes Universidade Franciscana
  • Valeria Iensen Bortoluzzi Universidade Franciscana - UFN
  • Fabricio Tonetto Londero Universidade Franciscana - UFN
  • Iuri Lammel Marques Universidade Franciscana - UFN

Resumo

O ano de 2020 será um marco histórico na UFN Digital. O setor responsável pela produção de materiais didáticos para os cursos a distância da Universidade Franciscana (UFN) realizou orientações gerais aos professores acerca da substituição das aulas presenciais por aulas remotas, além de promover capacitações sobre uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle e produção de materiais para as aulas online. Após dois semestres de experiência, buscou-se responder à questão: como este processo foi conduzido pelas equipes responsáveis pelo setor de educação digital da Instituição? O objetivo deste relato é descrever como ocorreu o planejamento administrativo-pedagógico para as aulas remotas no ano de 2020, sob o ponto de vista da UFN Digital, e os principais resultados obtidos com a capacitação de professores realizada pelo setor, para uso do AVA e realização de aulas ao vivo. O relato foi redigido a partir da fala dos participantes da equipe da UFN Digital e da consulta a documentos e dados registrados pela equipe no decorrer do ano. Nas considerações finais, listamos sete insights sobre a relação dos alunos e professores com a tecnologia e, além disso, concluímos que esta experiência deverá acelerar a tendência de educação híbrida.

Biografia do Autor

Fabiana da Costa Pereira, Universidade Franciscana

Doutora no PPGCOM/UFSM (2018). Mestre no Programa de Pós Graduação em Comunicação Midiática pela UFSM (2013),na linha de Mídia e Estratégias Comunicacionais. Especialista em Comunicação e Projetos de Mídia pelo Centro Universitário Franciscano (2008). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Possui licenciatura através do Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional - PEG/UFSM (2014). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas - eventos, planejamento, projetos culturais, oratória, políticas públicas de comunicação. Professora do Curso de Jornalismo na Universidade Franciscana - UFN. Pesquisa na temática de comunicação pública e educação a distância. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional - Linha Mídias e Estratégias Comunicacionais, registrado no CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Tecnologias Digitais nos Processos de Ensino e Aprendizagem com atividades EAD - nas linhas de Cultura Digital e de Processos formativos discentes, docentes e tutores em EAD, registrado no CNPq.

Taize de Andrade Machado Lopes, Universidade Franciscana

Coordenadora de Educação a Distância (desde 05/2018) e do curso de Ciências Econômicas (07/2018) na Universidade Franciscana (UFN) em Santa Maria/RS. Economista (Corecon/RS 7956). É bacharel em Ciências Econômicas e mestre em Integração Latino-Americana, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - linha de pesquisa Integração Econômica. É especialista em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Universidade de Caxias do Sul e em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação (UFSM). Membro do grupo de pesquisa Comunicação e Tecnologias Digitais nos Processos de Ensino e Aprendizagem com atividades EAD, com interesse em temas sobre gestão de EAD. Foi coordenadora administrativa do credenciamento da Universidade Franciscana para Educação a Distância (2013-2018) e coordenadora do curso de Ciências Econômicas entre 2011 e 2015. As áreas de interesse em Economia são Macroeconomia, Economia Brasileira e História do Pensamento Econômico. Em Educação tem interesse pelos temas Gestão Universitária e Educação a Distância.

Valeria Iensen Bortoluzzi, Universidade Franciscana - UFN

Possui graduação em Letras Português Inglês e Respectivas Literaturas, mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2001 e 2008 respectivamente). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Franciscana (UFN, RS). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise Crítica do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, análise crítica do discurso, análise de gênero, linguística (principalmente a Sistêmico-Funcional), gramática da Língua Portuguesa, produção textual e (multi)letramentos. Atua nos cursos de Letras Língua Portuguesa e Letras Português e Inglês da IES, ministrando disciplinas de Produção Textual, Inglês Instrumental, Linguística, e orientando Estágios Supervisionados em língua materna e estrangeira. É coordenadora pedagógica da Educação Virtual da Universidade Franciscana e professora dos cursos de graduação em Letras e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens

Fabricio Tonetto Londero, Universidade Franciscana - UFN

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (2016); Especialista em Gestão de Banco de Dados pela ULBRA (2015) e em Aplicações para Web pela FURG (2015); Licenciado pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (2016); Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (2012). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, atuando principalmente nos seguintes temas: programação web, desktop, mobile e jogos digitais, C#, banco de dados e processamento de imagens.

Iuri Lammel Marques, Universidade Franciscana - UFN

Cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Comunicação Midiática (UFSM) e curso técnico-profissionalizante em Informática (Colégio Politécnico da UFSM). Atualmente, é professor no curso de Jornalismo na Universidade Franciscana (UFN), onde leciona desde agosto de 2008. É coordenador de produção da UFN Digital, onde coordena uma equipe técnica interdisciplinar na produção de materiais didáticos digitais. Tem experiência profissional nas áreas de Comunicação (diagramação jornalística) e Computação (webdesign/UX). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Tecnologias de Informação e Comunicação, Tecnologia Educacional, Recursos Educacionais Abertos, Jornalismo Digital, Educação a Distância.

Downloads

Publicado

14-01-2021

Como Citar

Pereira, F. da C., Lopes, T. de A. M., Bortoluzzi, V. I., Londero, F. T., & Marques, I. L. (2021). UFN Digital e o ensino remoto em 2020: planejamento administrativo-pedagógico e desenvolvimento das atividades acadêmicas. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 16(2), 31–45. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/3648

Edição

Seção

Artigos