Orientação de qualidade para o processo de gerenciamento: o caso de uma indústria em um processo de certificação

Autores

  • Fabrine Becker Dias Dotto
  • Renata Coradini Bianchi

Resumo

Com o mercado cada vez mais exigente, é de extrema importância que as empresas prezem pela qualidade dos produtos e satisfação dos clientes. Nesse sentido, a gestão por processos ganha papel de destaque, pois proporciona às organizações tais diferenciais competitivos e evidência no mercado. No presente estudo, teve-se como principal objetivo empregar a gestão por processos como fator viabilizador da garantia de qualidade, por meio da adequação de uma linha de produtos a Portaria 371, em uma empresa do setor metal mecânico. A realização da pesquisa contou com técnicas qualitativas, e o método de trabalho utilizado para a realização do estudo de caso teve as seguintes etapas: o mapeamento do processo produtivo inicial; a criação e adequação dos processos já existentes na Portaria 371; as auditorias na planta da fábrica e na documentação do Sistema de Gestão da Qualidade; e o acompanhamento e manutenção de todas as ações implementadas. Como resultado do trabalho, obteve-se o selo de certificação na Portaria 371, e os produtos alcançaram um nível de padronização e qualidade que impactaram positivamente na satisfação dos clientes e imagem da organização.

Downloads

Como Citar

Dotto, F. B. D., & Bianchi, R. C. (2018). Orientação de qualidade para o processo de gerenciamento: o caso de uma indústria em um processo de certificação. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 13(1), 15–29. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/2347

Edição

Seção

Artigos