Identificação do valor do cliente em uma distribuidora de alimentos

Autores

  • Lucas Venicius Chielle
  • Erika Iguchi Luft
  • Eduardo Botti Abbade

Resumo

Com este estudo, objetivou-se analisar o perfil de compra dos clientes da empresa Dali Alimentos e suas respectivas participações na carteira de clientes, definindo seus valores. A Dali Alimentos é uma empresa de distribuição de alimentos localizada no município de Santa Maria (RS). Foram utilizados dados internos da empresa (cadastro de clientes e histórico de vendas). Os clientes foram classificados em três categorias (Gold, Silver e Bronze), mostrando claramente a distinção de valor entre cada uma delas. A classe Gold, formada por 118 clientes, representa 63,27% do faturamento total da empresa. A classe Silver, formada por 164 clientes, representa 25,39% do faturamento da Dali Alimentos e, por fim, a classe Bronze, formada por 405 clientes, representa 11,84% do faturamento da empresa. Além disso, foi evidenciado que os produtos de maior relevância para a empresa são a carne de frango e os queijos. Os resultados reforçam a importância de analisar o perfil de compra dos clientes como uma etapa antecedente à elaboração de estratégias de diferenciação de valor e gestão de portfólio.

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Como Citar

Chielle, L. V., Luft, E. I., & Abbade, E. B. (2016). Identificação do valor do cliente em uma distribuidora de alimentos. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 9(1), 1–11. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/1540

Edição

Seção

Artigos