Ensino e educação permanente na Enfermagem: pneumonia associada à ventilação mecânica

Autores

  • Delanio Barbosa dos Santos Enfermeiro pela UNIANDRADE - Centro Universitário Campos de Andrade.
  • Iracema Alves de Melo Enfermeira pela UNIANDRADE - Centro Universitário Campos de Andrade.
  • Elia Machado de Oliveira Enfermeira, Mestre em Cirurgia - PUCPR, Docente da Universidade Estácio de Sá - Curitiba.
  • Wellington Fernando da Silva Ferreira Enfermeiro, Especialista em Saúde do idoso e Gerontologia, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). https://orcid.org/0000-0002-9474-2421

Resumo

A pneumonia caracteriza-se, como uma infecção bacteriana aguda pulmonar, evidenciada por sinais e sintomas respiratórios. Já a pneumonia decorrente da ventilação mecânica é uma infecção característica entre pacientes submetidos a suporte ventilatório, geralmente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e, as taxas de mortalidade resultante dessa infecção variam entre 20% e 70%, justificando a relevância da temática. Objetiva-se, descrever as principais imputações do enfermeiro e equipe em prevenção de pneumonia associada a ventilação mecânica. Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa de revisão narrativa de cunho qualitativo, não sistemático, hipotético-dedutivo exploratório, realizando-se, as buscas de estudos nas bases: ‘SCIELO; LILACS; BIREME; BVS’, com publicações entre 2013 à 2018. Assim, o material composto consiste em 31 manuscritos, 19 artigos na discussão, e os principais foram evidenciados em um quadro, com o intuito de ressaltar os cuidados fundamentais realizados pela enfermagem, que podem prevenir as pneumonias associadas a ventilação. Evidenciaram-se, aspectos referentes aos cuidados de enfermagem; a higiene oral; das mãos; cuidados com aspiração das secreções; ciclo ventilatório; avaliação diária da probabilidade de extubação; prevenção da broncoaspiração; pressão do cuff; cabeceira supina e dieta enteral. Com o aprofundamento da temática elencou-se, as atribuições da enfermagem na prevenção de pneumonias associadas à ventilação mecânica e relacionando fatores de riscos atrelados a assistência ao paciente corroborando em educação permanente e estratégias/ações necessárias.

Biografia do Autor

Delanio Barbosa dos Santos, Enfermeiro pela UNIANDRADE - Centro Universitário Campos de Andrade.

Enfermeiro pela UNIANDRADE - Centro Universitário Campos de Andrade.

Iracema Alves de Melo, Enfermeira pela UNIANDRADE - Centro Universitário Campos de Andrade.

Enfermeira pela UNIANDRADE - Centro Universitário Campos de Andrade.

Elia Machado de Oliveira, Enfermeira, Mestre em Cirurgia - PUCPR, Docente da Universidade Estácio de Sá - Curitiba.

Enfermeira, Mestre em Cirurgia - PUCPR, Docente da Universidade Estácio de Sá - Curitiba.

Wellington Fernando da Silva Ferreira, Enfermeiro, Especialista em Saúde do idoso e Gerontologia, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Enfermeiro, Especialista em Saúde do idoso e Gerontologia, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2022-03-11

Como Citar

Santos, D. B. dos, Melo, I. A. de, Oliveira, E. M. de, & Ferreira, W. F. da S. (2022). Ensino e educação permanente na Enfermagem: pneumonia associada à ventilação mecânica. Disciplinarum Scientia | Saúde, 22(3), 109–123. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/4048

Edição

Seção

Artigos