Os impactos do abuso de cannabis na adolescência

Autores

Resumo

A cannabis é identificada atualmente como a substância ilícita mais utilizada no mundo. Enquanto debates públicos globais avançam na direção da descriminalização da cannabis, a popularização e consumo por adolescentes aumenta estrondosamente. A adolescência é um período crucial para o desenvolvimento neural e psicossocial, o que faz com que o abuso de substâncias durante esse período esteja relacionado a importantes consequências adversas. Tendo isso em vista, esse estudo teve como objetivo elucidar quais são as consequências do abuso da cannabis durante a adolescência, pensando mais especificamente em aspectos cognitivos, de maturação cerebral e comportamentais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e não sistemática em quatro bases de dados eletrônicos: PubMed, Scielo, Lilac e Pepsic. Foram utilizados os seguintes descritores na pesquisa: cannabis; adolescência; neuroimagem; comportamento; cognição. A relevância deste trabalho está em poder contribuir para o conhecimento informado sobre o assunto, permitindo um entendimento real que desmistifique o tabu simplista, ineficaz e, ainda assim, tão perpetuado de que “drogas matam”.

Biografia do Autor

Guilherme Schirmer, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Acadêmico do curso de Graduação em Psicologia na Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN).

Manuela Souza, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Acadêmica do curso de Graduação em Psicologia na Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN).

Janaína Pereira Pretto Carlesso, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Possui graduação em Psicologia pela UNIFRA atual (UFN); Especialista em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação pela (UFSM); Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela (UFSM); Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela (UFSM). Na Universidade Franciscana (UFN) atua como professora adjunta no curso de graduação em Psicologia, na pós-graduação em Neurociência do Desenvolvimento e da Cognição e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL). Tem experiência na área de Psicologia Clínica/Hospitalar/Jurídica e na área da pesquisa tem enfoque em temáticas que envolvem Psicologia com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Terapia Focada em Esquemas, Ensino, Interdisciplinaridade, Metodologias Ativas, Saúde Mental no contexto do ensino e Neurociência.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Schirmer, G., Souza, M., & Carlesso, J. P. P. (2022). Os impactos do abuso de cannabis na adolescência. Disciplinarum Scientia | Saúde, 22(3), 125–136. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3873

Edição

Seção

Artigos