Nível de satisfação dos usuários de serviços de Fisioterapia: uma revisão integrativa

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Resumo

A avaliação da satisfação dos usuários é um método de pesquisa que propicia o planejamento de ações e serviços de saúde ofertados, visando a melhoria do serviço e da qualidade do atendimento prestado. Este trabalho teve como objetivo conhecer o nível de satisfação dos usuários de serviços de fisioterapia no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com consulta nas bases de dados LILACS, Scielo e PubMed, com os descritores “Satisfação do Paciente”; “Fisioterapia”; “Serviços de saúde” e “Brasil”. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, dez artigos foram selecionados para compor a presente revisão. Nesses artigos foram utilizados seis diferentes questionários de avaliação e as principais dimensões avaliadas foram: relação com o profissional e ambiência. De modo geral, os serviços obtiveram boa avaliação na dimensão relação com o profissional, porém, na dimensão ambiência foram descritas insatisfações no que tange ao tempo de espera para o agendamento das consultas. Clínicas escolas e serviços privados foram os serviços melhor avaliados. Pode-se perceber que os usuários estão satisfeitos com os serviços de Fisioterapia que frequentam, porém, alguns fatores ainda devem ser melhorados, a fim de garantir o cuidado integral e a qualidade dos serviços, especialmente na rede pública.

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

do Nascimento, T. E. G., Silva, M. H. M. de L., Santos, L. S., Ribeiro, E. S., & Gama, G. L. (2021). Nível de satisfação dos usuários de serviços de Fisioterapia: uma revisão integrativa. Disciplinarum Scientia | Saúde, 22(1), 253–265. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3776

Edição

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Artigos