Acupuntura como terapia complementar no tratamento da diabetes: uma revisão narrativa da literatura

Autores

Resumo

Introdução: A medicina alternativa e complementar vem à tona, no âmbito da atenção primária em saúde, no auxílio preventivo e no tratamento complementar de uma gama de patologias, sendo a diabetes uma delas. Objetivo: Consiste em uma revisão narrativa da literatura sobre o uso da acupuntura como terapia complementar ao tratamento do diabetes e seus benefícios. Métodos: Utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica, de literaturas que tratavam da temática nos pontos que tangem o objetivo deste estudo, publicados entre os anos de 2014 a 2019. A seleção das bibliografias deu-se através do levantamento de dados em bases científicas como SciELO, PubMed e periódicos da CAPES, utilizando-se como descritores: acupuntura, tratamento, diabetes, SUS e PICs. Resultados: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são responsáveis pela maior causa de morbimortalidade do mundo. O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica de profundo impacto sobre o estado de saúde e qualidade de vida do portador. O tratamento medicamentoso, possui várias opções farmacológicas, e com alguns efeitos colaterais. O uso da acupuntura na diabetes visa estimular o baço, o pâncreas e o rim, objetivando uma melhora na produção de insulina, diminuindo assim os níveis glicêmicos e apresentando uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes. Conclusão: o uso da acupuntura como terapia complementar ao tratamento de diabetes tem sua eficácia confirmada por meio de estudos científicos, que visa estimular órgãos como rins, baço e fígado; com isso, controlando os níveis glicêmicos e a desarmonia energética do corpo mediante estímulos em acupontos específicos.

Biografia do Autor

Nathaly Aparecida Soares Muller, Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC

Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Análises Clínicas

Paula Otávia Haacke Branco, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Acadêmica do Curso de medicina

Emyr Hiago Bellaver, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Biomédico patologista clínico e microbiologista, Mestre em Ciência e Biotecnologia, Professor do Núcleo de Ciências da Saúde da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe- UNIARP. ORCID: 0000-0002-7169-1000. Rua Victor Baptista Adami, 800. Caçador- SC. CEP 89500-199. E-mail: hi.agobellaver@hotmail.com. Fone/Fax: (49)3561-6269.

Downloads

Publicado

2022-03-11

Como Citar

Muller, N. A. S., Branco, P. O. H., & Bellaver, E. H. (2022). Acupuntura como terapia complementar no tratamento da diabetes: uma revisão narrativa da literatura. Disciplinarum Scientia | Saúde, 22(3), 21–34. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3694

Edição

Seção

Artigos