Consumo de frutas de crianças durante o distanciamento social na pandemia do Covid-19

Autores

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar o consumo de frutas nos lanches intermediários de crianças com idade escolar, dos sete aos dez anos, durante o período de distanciamento social da COVID-19. É uma pesquisa descritiva de opinião pública realizada a partir de um questionário online elaborado no Google Forms e divulgado através das redes sociais pessoais FacebookⓇ, InstagramⓇ e WhatsAppⓇ dos pesquisadores por duas semanas. As perguntas referiam-se ao consumo alimentar nos lanches da manhã e da tarde. Como resultado, dos 59 participantes, o consumo de frutas nos lanches da manhã e da tarde correspondem, respectivamente, a 33 (72%) e 50 (85%). Dessa maneira, a inserção desses alimentos são fundamentais para o adequado crescimento e desenvolvimento infantil associado à manutenção de ótimas condições do sistema imunológico. Assim, concluiu-se que, mesmo em distanciamento social, as crianças em idade escolar avaliadas neste estudo consomem frutas nos lanches intermediários.

Biografia do Autor

Júlia Schmitt Neves, UFN

Acadêmica do Curso de Nutrição e Bolsista do PET - Saúde - Interprofissionalidade - Universidade Franciscana - UFN.

Luciana Mello da Silva Mello, UFN

Acadêmica do Curso de Nutrição - Universidade Franciscana - UFN.

Malwiani Aparecida Caumo, UFN

Acadêmica do Curso de Nutrição e Bolsista do PET - Saúde - Interprofissionalidade - Universidade Franciscana - UFN.

Natasha Gazzolla Sporquio, UFN

Acadêmica do Curso de Nutrição - Universidade Franciscana - UFN.

Franceliane Jobim Benedetti, UFN

Nutricionista, Doutorado e Professora do Curso de Nutrição e do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana- UFN. 

Tereza Cristina Blassi, UFN

Nutricionista. Mestre. Professora do Curso de Nutrição - Universidade Franciscana - UFN.

Downloads

Publicado

2021-06-16

Como Citar

Neves, J. S., da Silva Mello, L. M., Caumo, M. A., Sporquio, N. G., Benedetti, F. J., & Blassi, T. C. (2021). Consumo de frutas de crianças durante o distanciamento social na pandemia do Covid-19. Disciplinarum Scientia | Saúde, 22(1), 101–109. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3634

Edição

Seção

Artigos