Interfaces entre CAPS ad e Judiciário no cuidado em saúde mental

Autores

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS ad). Objetivou-se compreender os efeitos da relação entre o CAPS ad e o Judiciário no cuidado em saúde mental. Além disso, o estudo buscou conhecer as principais demandas que chegam a um CAPS ad, a partir do Judiciário, e compreender as especificidades do cuidado em saúde mental, quando este é produzido na interface entre o Judiciário e o CAPS ad. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando como instrumentos de coleta de dados diário de campo e entrevistas semiestruturadas com trabalhadores de um CAPS ad. Para tanto, a interpretação dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a principal demanda que chega até o CAPS ad, por meio do Judiciário, é para avaliação psiquiátrica para pedido de internação compulsória. Sendo que tal internação não tem sido utilizada apenas quando todos os recursos extra-hospitalares se tornam ineficientes. Diante disso, é preciso que todas as instituições envolvidas estejam articuladas, no que se refere ao cuidado de pessoas que fazem uso de drogas. Conclui-se que esta pesquisa contribui na compreensão da interface entre um CAPS ad e Judiciário no cuidado em saúde mental de pessoas com problemas decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

Biografia do Autor

Tainara Oliveira Andreeti

Graduada em Psicologia - FISMA (2016). Mestra em Psicologia - UFSM (2019), na linha de pesquisa: Problemáticas de saúde e contextos institucionais. Fez parte durante 4 anos do projeto: Itinerâncias da Clínica Psicossocial: Rede de Acompanhantes Terapêuticos (ATs). Como pesquisadora, destacam-se as experiências na Rede de Atenção Psicossocial, Saúde Coletiva com temas ligados a Psicologia Social, Representações Sociais, Reforma Psiquiátrica e Gestão, Educação em saúde mental, Educação sobre drogas e Acompanhamento Terapêutico.

Douglas Casarotto de Oliveira

Graduado em Psicologia - UFSM (2004), esp. em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes - USP (2007), esp. em Humanização da Gestão e Atenção do SUS (2009) - ESP- RS/UFRGS, Mestre em Educação - UFSM (2009) e Doutorando em Psicologia Social e Institucional - UFRGS, integrante do grupo de pesquisa Travessias – Narrações da Diferença. Servidor público na Prefeitura Municipal de Santa Maria – RS e participa como psicólogo da equipe do CAPS ad II CIA do Recomeço. Docente do Curso de Graduação em Psicologia da FISMA e integrante do Grupo Ítaca, o qual realiza atividades de ensino na área de Redução de Danos. Como experiência profissional anterior destacam-se a função de Coordenador da Política de Atenção a Saúde Mental do município de Santa Maria, RS, no período de setembro de 2007 até julho de 2009 e o trabalho no Acolher Sentinela: Serviço de Cuidado e Prevenção a Violência Física, Psicológica e Sexual de Crianças e Adolescentes e suas Familias, onde ocupou as funções de psicólogo e coordenador. Como docente, coordena desde 2013 o projeto de extensão Itinerâncias da Clínica Psicossocial – Rede de Acompanhantes Terapêuticos. Como pesquisador, destacam-se as experiências nas áreas da Saúde Coletiva e Educação com temas ligados à Reforma Psiquiátrica e Gestão, à Política Nacional de Humanização, à educação em saúde mental, educação sobre drogas e, mais recentemente, a Gestão Autônoma da Medicação.

Janine Gudolle de Souza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Psicologia - UFSM (2018). Mestranda em Psicologia (UFSM). Integrante do VIDAS - Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Psicologia Clínica - Social. Atua como psicóloga na Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED/UFSM).

Downloads

Publicado

2021-04-20

Como Citar

Oliveira Andreeti, T., Casarotto de Oliveira, D., & Gudolle de Souza, J. (2021). Interfaces entre CAPS ad e Judiciário no cuidado em saúde mental. Disciplinarum Scientia | Saúde, 22(1), 17–33. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3504

Edição

Seção

Artigos