Estratégias para trabalhar com o lúdico diante do isolamento social por coronavírus: relato de experiência

Autores

  • Andreia Eckert Frank Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões.
  • Luana Bartsch Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões/RS
  • Mariana Henrich Cazuni Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões/RS
  • Tainara Giovana Chaves de Vargas Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões/RS
  • Andressa da Silveira Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm

Resumo

A pandemia causada pelo novo coronavírus modificou o cotidiano da população, sobretudo das crianças e adolescentes que encontram-se restritas em seu domicílio. O isolamento social prolongado pode refletir no desenvolvimento infantil que passou por severas restrições. Desta forma, as atividades lúdicas como brincadeiras, jogos, dança, teatro podem ser estratégias benéficas para a promoção do cuidado e educação em saúde. Este artigo objetiva relatar a experiência de estudantes de enfermagem, integrantes do Projeto de Extensão “O lúdico e o brinquedo terapêutico como possibilidade para o cuidado de enfermagem” sobre atividades desenvolvidas a partir do uso de tecnologias como estratégia para o cuidado. Trata-se de um relato de experiência, sobre as vivências de estudantes de enfermagem na extensão, com ênfase em ações lúdicas, a partir das tecnologias digitais, que possibilitaram o contato virtual, diante da necessidade de isolamento. O uso da música, do teatro, de vídeos, desperta a imaginação e a curiosidade de crianças e adolescentes. Falar sobre cuidados de saúde utilizando esses recursos aproxima essa população dos profissionais, resultando em uma assistência humanizada e direcionada. Conclui-se que as atividades de cunho lúdico são importantes para o desenvolvimento infantil, inclusive, diante do caráter excepcional da pandemia. Sugere-se, o uso das tecnologias e das mídias sociais, visto que podem ser aliadas das práticas extensionistas de enfermagem.

Biografia do Autor

Andreia Eckert Frank, Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões.

Acadêmica do 5º semestre do curso de graduação em enfermagem – Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões.

Atua como voluntária no projeto de extensão: O lúdico e o brinquedo terapêutico como possibilidades para o cuidado de enfermagem. Atua como voluntaria no projeto de pesquisa: Tecnologias como possibilidades para o cuidado de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde. Participa como voluntaria no projeto de ensino: Núcleo de estudo e pesquisa criança, adolescente e família. Participa como voluntária no projeto de ensino: Determinantes sociais de saúde em pessoas com deficiência, famílias e rede de apoio no cenário rural: múltiplas vulnerabilidades.

 

Luana Bartsch, Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões/RS

Acadêmica do 3º semestre do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões/RS. Integrante do projeto de ensino: Núcleo de Estudo e Pesquisa Criança, Adolescente e Família (NEPCAF). Participa como voluntária no Projeto de Pesquisa: Tecnologias como possibilidades para o cuidado de crianças e adolescentes com necessidades especiais em saúde. Atua como voluntária no Projeto de Extensão: O lúdico e o brinquedo terapêutico como possibilidades para o cuidado de enfermagem.

Mariana Henrich Cazuni, Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões/RS

Acadêmica de enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, com ingresso no ano de 2017. Atualmente no 7º semestre. Com afinidade pela área da Saúde da Criança e do Adolescente. Secretária de Esportes do Diretório Acadêmico de Enfermagem RenovAÇÃO gestão 2019-2020. Integrante do Projeto de ensino “Núcleo de Estudo e Pesquisa Criança, Adolescente e Família (NEPCAF)”, do Projeto de Pesquisa “Tecnologias como possibilidades para o cuidado de crianças e adolescentes com necessidades especiais em saúde” e do Projeto de Extensão “O lúdico e o brinquedo terapêutico como possibilidades para o cuidado de enfermagem”.

Tainara Giovana Chaves de Vargas, Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões/RS

Graduanda do 7º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões -RS. Coordenadora de Finanças do Diretório Acadêmico de Enfermagem RenovAÇÃO gestão 2019-2020. Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE) Interprofissionalidade. Integrante de Projetos de Pesquisa, ensino e extensão na área de saúde da criança e do adolescente, com ênfase em crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde (CRIANES).

Andressa da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm

Doutora em Enfermagem. Especialista em Saúde do Adolescente, Esp. Saúde Coletiva, Esp. UTI Pediátrica/Neonatal e Programação Neurolinguística‎. Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões. Atua nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente, Práticas e Técnicas. Possui experiência no campo da enfermagem com ênfase nas crianças e adolescentes com necessidades especiais em saúde (CRIANES), educação em saúde e PNL para estudantes. Autora do Canal Viver Enfermagem disponível nas mídias sociais de forma gratuita para divulgar as áreas de atuação e trabalho em saúde. Experiência em Estudos Qualitativos, com ênfase em Método Criativo Sensível e Análise de Discurso na Corrente Francesa. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva 2019/2020 (NEPESC/UFSM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em saúde do neonato, criança, adolescente e família (CRIANDO/UFSM) desde 2008. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Criança, Adolescente e Família (NEPCAF) desde 2018.

Downloads

Publicado

2021-01-07

Como Citar

Frank, A. E., Bartsch, L., Cazuni, M. H., de Vargas, T. G. C., & Silveira, A. da. (2021). Estratégias para trabalhar com o lúdico diante do isolamento social por coronavírus: relato de experiência. Disciplinarum Scientia | Saúde, 21(2), 167–175. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3290

Edição

Seção

Artigos