Espiritualidade, saúde e cuidado humanizado em ambiente de ensino: relato de experiência

Autores

  • Larissa Lemos Silva
  • Diéssica Roggia Piexak Universidade Federal do Rio Grande
  • Francine Carpes Ramos
  • Karoline do Pinho Martins Universidade Federal do Rio Grande

Resumo

Objetivo: descrever atividades de ensino sobre o reconhecimento da dimensão espiritual com estudantes de graduação em Enfermagem. Método: relato de experiência sobre o desenvolvimento de oito atividades que buscaram propiciar o reconhecimento da dimensão espiritual de 21 estudantes de graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. Resultados: planejamento, elaboração e realização de oito atividades que proporcionaram o reconhecimento da dimensão espiritual para a maioria dos estudantes, auxiliando na promoção de um cuidado humanizado. Conclusão: atividades como essas oportunizam aos estudantes o reconhecimento de dimensões para além do físico e fortalecem o cuidado humanizado imprescindível para os ambientes de ensino e saúde.

Biografia do Autor

Larissa Lemos Silva

Enfermeira. Especialização em andamento em Terapia Intensiva e Nefrologia. Atua na Clínica de Nefrologia e Diálise da cidade do Rio Grande.

Diéssica Roggia Piexak, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação (CAPG/PROPESP).

Francine Carpes Ramos

Enfermeira. Residente no Programa de Residência Integrada Multidisciplinar em Saúde com ênfase na Atenção em Alta Complexidade de Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/HU.

Karoline do Pinho Martins, Universidade Federal do Rio Grande

Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande.

Referências

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

Silva, L. L., Piexak, D. R., Ramos, F. C., & Martins, K. do P. (2020). Espiritualidade, saúde e cuidado humanizado em ambiente de ensino: relato de experiência. Disciplinarum Scientia | Saúde, 21(2), 11–18. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3245

Edição

Seção

Artigos