Criação e implantação do jornal informativo em saúde: um relato de experiência do projeto extensionista circular interno “Fala Sério’’

Autores

  • Wellington Fernando da Silva Ferreira Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestre em Saúde Coletiva - Universidade Federal do Paraná - (UFPR). Curitiba - Paraná.
  • Valdoir Gonçalves Junior Enfermeiro, Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, Centro Universitário Internacional – Uninter, Curitiba - Paraná.
  • Elia Machado de Oliveira Enfermeira, Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico Fepar, em Comunicação Organizacional - Estácio, em Auditoria em Serviços de Saúde - Uninter, Mestre em Cirurgia – PUCPR. Diretora acadêmica Instituição INTEC - Curitiba - Paraná.

Resumo

A inter-relação da divulgação de conhecimento científico em saúde e educação, evidenciam aspectos interdisciplinares. Para tal, através de projetos extensionistas é capaz de motivar e estabelecer estreitamento entre os universitários, bem como social e comunitário. Neste contexto objetiva-se: relatar a experiência de implantação de um projeto extensionista de divulgação e comunicação cientifica em saúde no curso de graduação. Trata-se de um estudo em forma de relato de experiência em relação à dinâmica de ensino-aprendizagem na metodologia extensionista, de um projeto de discentes do curso de graduação em enfermagem de uma instituição de ensino superior no decorrer de 2014 e 2015. O referido relato de experiência tratou-se de um recorte, descritivo das edições publicadas da circular, das categorias temáticas estabelecidas e percepções dos participantes editores. O projeto desenvolveu treze edições em formato de jornal impresso e virtual, as quais foram publicadas mensalmente. Ao longo do projeto extensionista houve a criação de um concurso de crônicas relacionados às temáticas de saúde. As temáticas mais divulgadas foram: educação permanente; processo de formação; compreensões de aprendizagem; conhecimento da enfermagem; ensino; labor; pensamento crítico e saúde pública. Todas as edições foram anexadas em murais da instituição e enviadas por e-mails vinculados aos acadêmicos de enfermagem da instituição. Acredita-se que o projeto de divulgação em saúde atingiu aproximadamente 475 leitores mensalmente. Portanto, a trajetória dessa experiência permite vivenciar o papel extensionista. Nesse sentido, o informativo por meio de divulgação científica foi um instrumento de extensão, capaz de motivar e estabelecer estreitamento com a comunidade universitária.

Biografia do Autor

Wellington Fernando da Silva Ferreira, Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestre em Saúde Coletiva - Universidade Federal do Paraná - (UFPR). Curitiba - Paraná.

Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestre em Saúde Coletiva - Universidade Federal do Paraná - (UFPR). Curitiba - Paraná.

Valdoir Gonçalves Junior, Enfermeiro, Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, Centro Universitário Internacional – Uninter, Curitiba - Paraná.

Enfermeiro, Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, Centro Universitário Internacional – Uninter, Curitiba - Paraná.

Elia Machado de Oliveira, Enfermeira, Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico Fepar, em Comunicação Organizacional - Estácio, em Auditoria em Serviços de Saúde - Uninter, Mestre em Cirurgia – PUCPR. Diretora acadêmica Instituição INTEC - Curitiba - Paraná.

Enfermeira, Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico Fepar, em Comunicação Organizacional - Estácio, em Auditoria em Serviços de Saúde - Uninter, Mestre em Cirurgia – PUCPR.  Diretora acadêmica Instituição INTEC - Curitiba - Paraná.

Referências

Downloads

Publicado

2020-07-20

Como Citar

Ferreira, W. F. da S., Junior, V. G., & Oliveira, E. M. de. (2020). Criação e implantação do jornal informativo em saúde: um relato de experiência do projeto extensionista circular interno “Fala Sério’’. Disciplinarum Scientia | Saúde, 21(1), 147–160. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3191

Edição

Seção

Artigos