Plano de ação hospitalar: contribuição do programa de residencia profissional em enfermagem na urgência/trauma

Autores

  • Lais Dornelles Machado Universidade Franciscana
  • Vagner Costa Pereira Associação Franciscana de assistência a saúde (SEFAS)
  • Rosiane Filipin Rangel Universidade Franciscana
  • Karine de Freitas Cáceres Machado Universidade Franciscana
  • Silomar Ilha Universidade Franciscana - UFN

Resumo

A emergência é compreendida como uma condição de agravo à saúde, a qual implica em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento imediato. Para o atendimento nessa condição são utilizadas manobras denominadas como Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Avançado de Vida (SAV). Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo, relatar a experiência de uma residente na implementação de um plano de ação hospitalar, por meio da realização de oficinas de capacitação em SBV e SAV, com ênfase no código azul e na comunicação em alça fechada. Trata-se de um relato de experiência de uma residente do Programa de Residência Profissional em Enfermagem na Urgência/Trauma da Universidade Franciscana, acerca da construção e implementação de um plano de ação hospitalar, efetivado por meio de capacitações com foco na prática hospitalar e ênfase nas situações de emergência, durante o período de março a julho de 2019. Os resultados são apresentados em duas unidades: Construção de um plano de ação hospitalar pelos residentes em Enfermagem na Urgência e Trauma; Descrição das capacitações propostas pelo plano de ação hospitalar em 2019. Conclui-se que a implantação do plano de ação hospitalar agregou conhecimento prático e teórico as equipes de atuação das unidades hospitalares. Salienta-se que as ações do Plano, são parcerias profissionais acordadas entre o serviço e o Programa de residência, o que perpassa os residentes do ano corrente, pois se faz necessário seu seguimento.

Biografia do Autor

Lais Dornelles Machado, Universidade Franciscana

Enfermeira. Residente do programa de Residência Profissional em Enfermagem na Urgência/Trauma da Universidade Franciscana.

Vagner Costa Pereira, Associação Franciscana de assistência a saúde (SEFAS)

Enfermeiro. Responsável técnico da Unidade de pronto Atendimento 24 horas (UPA/24horas). Santa Maria, RS, Brasil

Rosiane Filipin Rangel, Universidade Franciscana

Enfermeira. Doutor em Enfermagme. Docente da Universidade Franciscana.

Karine de Freitas Cáceres Machado, Universidade Franciscana

Enfermeira. Mestre em Enfermagme. Docente da Universidade Franciscana.

Silomar Ilha, Universidade Franciscana - UFN

Enfermeiro. Doutor em Enfermagme. Docente da Universidade Franciscana.

Referências

Downloads

Publicado

2020-09-15

Como Citar

Dornelles Machado, L., Costa Pereira, V., Filipin Rangel, R., de Freitas Cáceres Machado, K., & Ilha, S. (2020). Plano de ação hospitalar: contribuição do programa de residencia profissional em enfermagem na urgência/trauma. Disciplinarum Scientia | Saúde, 21(1), 213–223. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3155

Edição

Seção

Artigos