Liberação miofascial e manipulação articular no tratamento de dores torácicas inespecíficas

Autores

  • Carla Albuquerque
  • Ellen Vitória Samuelsson Mussulini
  • Paula Renata Olegini Vasconcellos
  • Gladson Ricardo Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Resumo

Objetivo: comparar as técnicas de manipulação articular e liberação miofascial de forma combinada e isolada em estudantes do ensino superior, com dor na coluna torácica. Materiais e métodos: foram analisados 40 indivíduos, distribuídos em quatro grupos: grupo controle, manipulação articular, liberação miofascial e somatória das técnicas. Todos os participantes foram avaliados em duas etapas: no primeiro contato com o participante ocorreu a Avaliação 1, e sete dias após os procedimentos a Avaliação 2. A avaliação da dor ocorreu com algômetro de pressão e dor ao frio com uso de pedra de gelo, ambos sobre dois pontos gatilho, também foi utilizado um questionário sobre crença de autoeficácia ao tratamento, uma Escala Visual Analógica e contabilizado o número total de disfunções vertebrais. Resultados: para todas as variáveis relacionadas à dor não houve redução do quadro nas diversas formas terapêuticas adotadas. Na análise de disfunções articulares, houve redução para os grupos em que foi utilizada a manipulação articular. Conclusão: a manipulação articular associada ou não a liberação miofascial reduziu o número de bloqueios articulares, contudo, não houve efeitos com respeito à dor.

Biografia do Autor

Gladson Ricardo Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Laboratório de Estudo das Lesões e Recursos Fisioterapêuticos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente da graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-graduação de Biociências e Saúde - Unioeste.

Referências

Downloads

Publicado

2020-09-15

Como Citar

Albuquerque, C., Mussulini, E. V. S., Vasconcellos, P. R. O., & Bertolini, G. R. F. (2020). Liberação miofascial e manipulação articular no tratamento de dores torácicas inespecíficas. Disciplinarum Scientia | Saúde, 21(1), 161–170. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3090

Edição

Seção

Artigos