Falsas memórias de abuso sexual no contexto da alienação parental

Autores

  • Alice Motta Ribeiro Faculdade Integrada de Santa Maria
  • Katia Simone Silveira Faculdade Integrada de Santa Maria
  • Andriza Saraiva Corrêa Faculdade Integrada de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.37777/2920

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender o desenvolvimento das falsas memórias em casos de alienação parental, e a relação com as falsas denúncias nesse contexto. Além disso, verificar os possíveis impactos que as memórias implantadas de abuso sexual podem causar no desenvolvimento da criança bem como o processo de vitimização. Pesquisas sobre as falsas memórias de abuso sexual na alienação parental tem se direcionado nas causas, em quem é o genitor alienador e os resultados para o desenvolvimento da criança. Este estudo se justifica tendo em vista a sua complexidade e o escasso número de materiais acerca do assunto. Para melhor compreensão da temática realizou-se uma revisão integrativa da literatura em bases de dados eletrônicas por achados que cumpriram os critérios de inclusão previamente definidos. Assim, chegou-se ao entendimento de que a implantação de falsas memórias de abuso sexual pode causar consequências significativas no desenvolvimento psicológico da criança. De acordo com os dados encontrados na revisão, foi possível concluir que se torna importante observar a relação que o filho tinha antes, durante e depois da separação conjugal dos pais, com o genitor alienador. Este cuidado deve receber destaque principalmente quando diz respeito a acusações de abuso sexual, pois podem estar contaminadas por falsas memórias implantadas por um dos genitores.

Biografia do Autor

Alice Motta Ribeiro, Faculdade Integrada de Santa Maria

Acadêmica do curso de psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria

Katia Simone Silveira, Faculdade Integrada de Santa Maria

Mestre em Psicologia, especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde e especialista em Psicologia Clínica com ênfase em Avaliação Psicológica. Docente do curso de graduação em psicologia na Faculdade Integrada de Santa Maria.

Andriza Saraiva Corrêa, Faculdade Integrada de Santa Maria

Doutora em psicologia, especialista em terapia cognitivo-comportamental. Docente do curso de graduação em psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria, docente do curso de pós-graduação em terapia cognitivo-comportamental do Cognitivo.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Ribeiro, A. M., Silveira, K. S., & Corrêa, A. S. (2019). Falsas memórias de abuso sexual no contexto da alienação parental. Disciplinarum Scientia | Saúde, 20(2), 539–550. https://doi.org/10.37777/2920

Edição

Seção

Artigos