A inserção do profissional de referência e do projeto terapêutico singular em uma internação de saúde mental

Autores

  • Camila Andriéle Nunes Martins Lopes
  • Bruna Rodrigues Maziero
  • Carine Baldicera De Grandi

DOI:

https://doi.org/10.37777/2706

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa realizada em uma unidade de internação fechada de saúde mental de um hospital geral. Tem como objetivo discutir os resultados obtidos, sobre a compreensão dos profissionais, diante da implantação dos dispositivos: profissional de referência e projeto terapêutico singular, como também a importância de promover espaços de educação permanente no referido local. Utilizou-se a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e realizou-se uma roda de conversa com aplicação de questionários como forma de coleta de dados. A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo, o que resultou em três categorias temáticas: a concepção dos trabalhadores acerca do profissional de referência; a importância do projeto terapêutico singular e a contribuição da educação permanente nos processos de trabalho. Dessa forma, os resultados mostram que a compreensão sobre a temática é distinta e vai da falta de clareza até uma visão mais ampliada e relacionada ao que se propõe na política. Os resultados mostram, ainda, que a proposta de espaços de educação permanente no local foi bem recebida e compreendida por parte da equipe de profissionais, possibilitando a efetivação de seus princípios, que incluem a aprendizagem significativa no trabalho e a possibilidade de transformação dos processos de trabalho.

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Como Citar

Lopes, C. A. N. M., Maziero, B. R., & De Grandi, C. B. (2019). A inserção do profissional de referência e do projeto terapêutico singular em uma internação de saúde mental. Disciplinarum Scientia | Saúde, 19(3), 485–500. https://doi.org/10.37777/2706

Edição

Seção

Artigos