As potencialidades da educação permanente em saúde: uma inquietação necessária para o fazer profissional

Autores

  • Priscilla La Flor Duarte
  • Carin Otilia Kaefer

DOI:

https://doi.org/10.37777/2704

Resumo

O presente artigo tem como tema de estudo a formação e educação permanente em saúde. O objetivo principal da pesquisa é avaliar as necessidades de formação e promover espaços de reflexão e capacitação da equipe técnica e multiprofissional para o cuidado em Saúde Mental. Trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa, desenvolvida no período compreendido entre setembro e dezembro de 2017, na qual participaram da pesquisa profissionais de uma unidade de Saúde Mental de um hospital geral na região centro de Santa Maria - RS, a partir de diálogos em rodas de conversa. Para a interpretação dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo baseada em reflexões coletivas, e aplicação de questionários, os quais foram estruturados com perguntas abertas. Foram aplicados no início e ao final da roda de conversa, com o intuito de verificar com mais precisão o real impacto da discussão. A análise dos dados evidenciou que, ao final das discussões, os participantes realizaram uma leitura com maior apropriação sobre o tema, Projeto Terapêutico Singular (PTS) e profissional de referência, e também um nível maior de segurança para executar as atividades práticas. Para além, constatou-se que estes espaços propiciam de uma forma espontânea, a aproximação dos núcleos de intervenção numa perspectiva multiprofissional, estabelecendo momentos ricos de trocas de experiência e construção de estratégias coletivas para superar as demandas institucionais.

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Como Citar

Duarte, P. L. F., & Kaefer, C. O. (2019). As potencialidades da educação permanente em saúde: uma inquietação necessária para o fazer profissional. Disciplinarum Scientia | Saúde, 19(3), 449–465. https://doi.org/10.37777/2704

Edição

Seção

Artigos