Marketing para nutrição: conceitos e ferramentas aliados à prática da nutrição

Autores

  • Karina Helena Wingert
  • Luísa Rihl Castro

DOI:

https://doi.org/10.37777/2699

Resumo

O nutricionista deve buscar inovações em suas práticas na construção de hábitos alimentares saudáveis, na produção de alimentos e serviços, garantindo aos consumidores informações corretas sobre os alimentos. O marketing, que por anos é relacionado ao desenvolvimento de hábitos alimentares inadequados, quando atrelado à nutrição, concentra esforços para incentivar as pessoas a se alimentarem melhor. Esta revisão bibliográfica identificou diferentes conceitos de marketing e como suas estratégias podem contribuir para o profissional de nutrição. Os artigos cruzaram informações sobre marketing, nutrição e saúde através de leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa, relacionando com as questões propostas sobre o tema desta revisão. Tanto o marketing quanto a nutrição trabalham com tendências de consumo, criação de produtos e serviços, em campanhas políticas de prevenção de doenças e sustentabilidade, promovendo qualidade de vida e enfrentando problemas globais. Atualmente, a geração de conteúdo em mídias está em evidência. Há crescimento dessa atividade, tanto com a disponibilidade de conteúdos quanto na acessibilidade, e o nutricionista deve acompanhar essa tendência, gerando conteúdos idôneos aos leitores. Concluiu-se que o uso do marketing na nutrição contribui para inovar métodos de Educação Alimentar e Nutricional para melhorar sua gestão na administração de serviços de alimentação e colocar o nutricionista em novas posições que ainda têm potencial para o crescimento de atuação profissional, como indústrias de alimentos, restaurantes comerciais e supermercados. No entanto, essa relação ainda é pouco explorada, sendo um campo de crescentes pesquisas.

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Como Citar

Wingert, K. H., & Castro, L. R. (2019). Marketing para nutrição: conceitos e ferramentas aliados à prática da nutrição. Disciplinarum Scientia | Saúde, 19(3), 353–371. https://doi.org/10.37777/2699

Edição

Seção

Artigos