Avaliação da capacidade cognitiva: estudo comparado entre idosos institucionalizados e não institucionalizados

Autores

  • Mayra Biagini Oliveira
  • Eliane Caldas da Silva
  • Bruna Rodrigues Maziero

DOI:

https://doi.org/10.37777/2148

Resumo

O estudo versa sobre a temática capacidade cognitiva em idosos institucionalizados e não institucionalizados, avaliando a capacidade cognitiva dos participantes através de avaliação cognitiva e com os resultados da avaliação, realizar o comparativo entre ambos os resultados. Para a efetivação dessa pesquisa foi realizado um estudo qualitativo com abordagem exploratória, os dados qualitativos foram coletados através da Escala Montreal Cognitive Assessment (MoCA) e um questionário estruturado construído pelo pesquisador onde foram coletados alguns dados pessoais dos participantes. A MoCA é uma escala que analisa oito domínios cognitivos contemplando diversas tarefas em cada domínio, como função visuoespacial, nomeação, memória, atenção, linguagem, orientação, abstração e evocação tardia. A necessidade de estimulação cognitiva dos idosos se comprova através de estudos e pesquisas que avaliam a cognição. Os resultados da pesquisa indicam que os participantes não institucionalizados obtiveram uma maior pontuação, se comparados aos institucionalizados que apresentaram maior declínio cognitivo. A análise dos dados coletados indica que a capacidade cognitiva não é afetada da mesma maneira em ambos os grupos analisados.

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Como Citar

Oliveira, M. B., Silva, E. C. da, & Maziero, B. R. (2017). Avaliação da capacidade cognitiva: estudo comparado entre idosos institucionalizados e não institucionalizados. Disciplinarum Scientia | Saúde, 17(3), 487–498. https://doi.org/10.37777/2148

Edição

Seção

Artigos