Atitudes relativas ao consumo alimentar de escolares da zona sul de São Paulo/SP

Autores

  • Bárbara Rodrigues Soares
  • Fernanda Passos Dias
  • Vanusa Generosa Francisco
  • Márcia Lopes Weber Universidade Anhembi Morumbi Centro Universitário Adventista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.37777/2100

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar atitudes relacionadas ao consumo e às preferências alimentares, e caracterizar o estado nutricional de escolares de uma escola privada na zona sul de São Paulo/SP. Trata-se de um estudo transversal com 165 escolares entre 7 e 10 anos, de ambos os sexos, matriculados em uma escola privada localizada na região sul de São Paulo/SP. Foi aplicado questionário adaptado sobre preferências e consumo alimentar, e hábitos relacionados à televisão. Foi realizada coleta de dados de peso e estatura para classificação do estado nutricional. Os escolares realizavam as 3 principais refeições diárias, seus alimentos preferidos eram principalmente massas e sucos industrializados, consumiam frutas e verduras com maior frequência semanal do que guloseimas, e suas principais fontes de informação sobre alimentação eram os pais e os professores. A maioria deles realizava refeições assistindo televisão e seus pais costumavam comprar os alimentos solicitados na maioria das vezes. Entre os que recebiam dinheiro da família, os gastos costumavam ser com brinquedos e alimentos. A classificação do estado nutricional evidenciou 26,2% de sobrepeso e 17,6% de obesidade, totalizando 43,8% de excesso de peso. As atitudes relacionadas ao consumo alimentar e à televisão, quando observadas juntamente com a elevada prevalência de excesso de peso dos escolares, sugerem adoção de estratégias educativas envolvendo escola e família, com o objetivo de promover hábitos mais saudáveis e adequação do estado nutricional das crianças.

Biografia do Autor

Márcia Lopes Weber, Universidade Anhembi Morumbi Centro Universitário Adventista de São Paulo

Nutricionista, doutora em Ciências, docente dos cursos de Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi e do Centro universiário Adventista de São Paulo/SP, com atuação em comportamento alimentar, higiene e controle de qualidade de alimentos, técnica dietética, gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição e marketing.

Downloads

Publicado

2018-05-10

Como Citar

Soares, B. R., Dias, F. P., Francisco, V. G., & Weber, M. L. (2018). Atitudes relativas ao consumo alimentar de escolares da zona sul de São Paulo/SP. Disciplinarum Scientia | Saúde, 18(2), 323–337. https://doi.org/10.37777/2100

Edição

Seção

Artigos