Aproveitamento de resíduos de construção e demolição com foco na sustentabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v22i2.3925

Resumo

O presente artigo, de natureza eminentemente teórica, é resultado de uma pesquisa do Curso de Pós-Graduação em Gerenciamento da Construção Civil da Universidade Franciscana. O desenvolvimento social e econômico da humanidade proporcionou um expressivo aumento da exploração dos recursos naturais e, consequentemente, uma crescente preocupação com a degradação ao meio ambiente. A construção civil contribui significativamente com a geração de resíduos que, se descartados indevidamente, acabam causando consideráveis impactos ambientais. O reaproveitamento dos materiais utilizados na obra proporciona benefícios, tanto ambientais quanto econômicos e sociais, resultando em economia na aquisição de matéria-prima, como também, preservando as reservas naturais e diminuindo a poluição causada pelos resíduos. Este artigo tem como objetivo mostrar o aproveitamento de resíduos de construção e demolição, com foco na sustentabilidade. Entre os benefícios gerados pelo aproveitamento de resíduos está o atendimento a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O artigo denota expressiva importância para as empresas de construção civil, pois oferece uma contribuição, por meio das análises bibliográficas, auxiliando na tomada de decisão e melhorias futuras. Para elaboração deste artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio da revisão de literatura, análise crítica e seleção. Nos estudos verificou-se a realização de diversas ações para o aproveitamento de Resíduos de Construção e Demolição (RCD), favorecendo o atendimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12: consumo e produção responsáveis.

Biografia do Autor

Ana Paula Meneghetti de Freitas, Universidade Franciscana

Engenheira Civil. Mestre em Engenharia. MBA Gerenciamento de Projetos pela FGV. Professora da Pós Graduação em Gerenciamento de Obras.

Roberta Cristina Casarotto Mezech, Universidade Franciscana

Arquiteta e especialista em Gerenciamento na Construção Civil – Universidade Franciscana

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

de Freitas, A. P. M., & Mezech, R. C. C. (2021). Aproveitamento de resíduos de construção e demolição com foco na sustentabilidade. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 22(2), 169–185. https://doi.org/10.37779/nt.v22i2.3925

Edição

Seção

Artigos