Uma entrevista com Edwin Cadena: “somos moléculas”, uma abordagem de ensino para a Paleontologia Molecular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v22i1.3768

Resumo

Esta entrevista foi realizada com o tafônomo molecular colombiano Edwin Cadena, um dos maiores especialistas em Paleontologia Molecular da atualidade. Suas trajetórias formativas são apresentadas nas relações com seus interesses pela Geologia e Paleontologia. Cadena nos conta sobre os desafios de combinar a Paleontologia tradicional com a Paleontologia Molecular, incluindo a paleogenômica e a paleoproteômica. Em uma conversa instigante, ele explica, na primeira parte da entrevista, o que é a Paleontologia Molecular, aspectos históricos e os objetos de estudo, a importância das pesquisas paleomoleculares e as principais técnicas utilizadas em investigações atuais. Na segunda parte da entrevista, Cadena apresenta a forma como a Paleontologia Molecular pode ser ensinada para níveis básicos da educação, como no caso do ensino fundamental e médio, e para o ensino superior em nível de graduação em Ciências Biológicas. Na última parte, Cadena explora brevemente as possíveis abordagens de investigação da Paleontologia molecular a partir da perspectiva da Educação em Ciências.

Biografia do Autor

Everton Fernando Alves, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Ciências (Imunogenética) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Especialista em Biotecnologia genômica pela UEM

Especialista em Paleontologia e Cultura pela Faculdade Futura, SP.

Treinamento em Paleontologia pelo Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Downloads

Publicado

2021-05-06

Como Citar

Alves, E. F. (2021). Uma entrevista com Edwin Cadena: “somos moléculas”, uma abordagem de ensino para a Paleontologia Molecular. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 22(1), 31–35. https://doi.org/10.37779/nt.v22i1.3768

Edição

Seção

Artigos