Sensor eletroquímico contendo nanopartículas de CeO2 para a análise de antioxidantes fenólicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v21i2.3618

Resumo

A Nanociência e sua ampla divulgação no final do século passado, trouxe novas possibilidades para o mundo da ciência. Entre elas, a possibilidade de desenvolver sensores eletroquímicos nanoestruturados, os quais permitem identificar ou quantificar uma gama de substâncias e compostos, nas mais diversas amostras em um curto espaço de tempo. Neste contexto, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um sensor, contendo nanopartículas de CeO2, imobilizadas em lâmina de vidro condutor, recoberto com ITO (filme de dióxido de estanho dopado com índio), para detecção de substâncias antioxidantes fenólicas, presentes em vinhos. Este sistema foi avaliado e otimizado usando técnicas eletroquímicas, como a voltametria cíclica e polarografia diferencial de pulso. Para a otimização utilizou-se soluções tampão de fosfato, com pH 7,2 e com soluções contendo ácido cafeico ou ácido gálico, a diferentes concentrações. Como resultado comprovou-se que o CeO2 mimetiza a lacase na detecção de compostos fenólicos. O sensor desenvolvido foi considerado eficiente, com resposta rápida e linear, permitindo identificar e quantificar compostos fenólicos em amostras de vinho.

Biografia do Autor

Elvandi da Silva Júnior, Universidade Franciscana - UFN

Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Franciscano (2012), Licenciado pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional, na Universidade Federal de Santa Maria(2019), Mestre em Nanociências pelo Centro Universitário Franciscano (2014), Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2017), doutor em Nanociências na Universidade Franciscana (2020). Atualmente é professor no Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra e Mentor de Inovação e Tecnologia no Ambiente de Inovação da Universidade Franciscana, tendo sido anteriormente Gerente de Suporte de T.I. da Universidade Franciscana (2003/2018) e Professor Substituto na Universidade Federal de Santa Maria (2018/2019). Possui experiência na área de Ciência da Computação, Redes de Computadores e Nanociências, com ênfase em microcontroladores, nanosensores, redes de computadores, educação e jogos digitais educacionais.

Downloads

Publicado

2021-01-13

Como Citar

Júnior, E. da S., Mortari, S. R., & Bulhões, L. O. S. (2021). Sensor eletroquímico contendo nanopartículas de CeO2 para a análise de antioxidantes fenólicos. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 21(2), 201–212. https://doi.org/10.37779/nt.v21i2.3618