Metodologia de elaboração do plano de prevenção contra incêndio para edificações e centros comerciais

Autores

  • Leonardo Fernandes Londero Universidade Franciscana
  • William Leonardo da Silva Universidade Franciscana

Resumo

O Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) consiste em um plano obrigatório, exigido por órgão público e necessário para todas as edificações e centros comerciais existentes, a fim de proteger a vida dos ocupantes e as edificações através de ações que evitem a propagação do fogo e reduzam os danos materiais causados em uma situação de incêndio. Assim, o presente trabalho estabelece uma metodologia para elaboração de um PPCI, aplicado para edificações e centros comerciais, indicando as principais etapas que devem contemplar nesse programa, como saída de emergência, iluminação de emergência, sinalização de emergência, sistema de detecção e alarme de incêndio, brigada de incêndio e Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), sistema de extintores, sistema de hidrantes e mangotinhos e sistema de chuveiros automáticos. Por conseguinte, destaca-se a extrema importância da elaboração do PPCI para edificações e centros comerciais, a fim de evitar incêndios e preservar humanisticamente a vida humana e economicamente as partes envolvidas.

Biografia do Autor

William Leonardo da Silva, Universidade Franciscana

Engenheiro Químcio, com Mestrado e Doutorado na área de Cinética e Reatores Químico, destcando para os processos oxidativos avançados, sintese e caracterização de nanocatalisadores e tratamento de efleuntes.

Referências

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Londero, L. F., & da Silva, W. L. (2020). Metodologia de elaboração do plano de prevenção contra incêndio para edificações e centros comerciais. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 21(1), 125–137. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/3210

Edição

Seção

Artigos