“Efeito espelho” em vitrines de lojas comerciais: afastando potenciais clientes

Autores

  • Denise Estivalete Cunha Universidade Federal de Pelotas
  • Celina Maria Britto Correa Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Dentre as estratégias para atrair novos clientes, a vitrine, interface entre a loja e a rua, continua sendo responsável pela maioria das vendas. A falta de um correto sistema de iluminação em uma vitrine pode acarretar sérios problemas. O chamado “efeito espelho”, causado pelos reflexos excessivos da luz natural, faz com que a vitrine, refletindo as imagens da cidade, impeça a visualização dos produtos e objetos expostos. A bibliografia aponta a relação entre o nível de iluminação externo e interno à vitrine como um parâmetro de probabilidade de efeito espelho. Neste estudo, buscou-se identificar essa relação, em vitrines de duas ruas comerciais na cidade de Santa Maria, RS. Os procedimentos metodológicos adotados foram: levantamentos fotográficos, observações técnicas e medições de iluminância com o uso de luxímetro. Os resultados, em parte condizentes com a bibliografia sobre o tema, atestaram que, para que se minimize o efeito espelho, não basta apenas a iluminação interna da vitrine ser mais elevada que a externa; é preciso que a iluminância interna seja quase duas vezes maior que a iluminância externa.

Biografia do Autor

Denise Estivalete Cunha, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda no Programa de Pós graduação em Arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas, desenvolvendo projeto na linha de pesquisa: Percepção e Avaliação do ambiente pelo usuário. Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela UNINTER. Graduanda no Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Profissional - UFSM Graduada em Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Franciscano- UNIFRA (2013), Santa Maria/RS. Técnica em Paisagismo na Universidade Federal de Santa Maria (2016). Professora no Curso Técnico em Paisagismo na Universidade Federal de Santa Maria onde ministra as disciplinas de Desenho técnico, Modelagem tridimensional, Projeto paisagístico I, Projeto paisagístico II, Projeto paisagístico III, Teoria e História do paisagismo e AutoCAD. Sócia proprietária na Empresa Escalla Arquitetura.

Celina Maria Britto Correa, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1980) e doutorado em Arquitetura pela Universidade Politécnica de Madrid (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, ministrando disciplinas e orientando alunos nos cursos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto e Tecnologia de Arquitetura , atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura bioclimática, iluminaçãol e arquitetura de interiores.

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Publicado

2019-07-25

Como Citar

Cunha, D. E., & Correa, C. M. B. (2019). “Efeito espelho” em vitrines de lojas comerciais: afastando potenciais clientes. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 20(1), 99–108. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/2737

Edição

Seção

Artigos