O estudo de medidas como proposta integradora do grupo colaborativo física/ pedagogia das oficinas pedagógicas 2010

Autores

  • Gilberto Orengo
  • Antonio Vicente Lima Porto
  • Rosemar de Fátima Vestena
  • Terezinha de Jesus E. Leão
  • Rovandro Spencer Dias

Resumo

Neste trabalho, desenvolvido nas Oficinas Pedagógicas de 2010, visou-se contribuir para interação dos Cursos de Pedagogia e Física do Centro Universitário Fraciscano - UNIFRA. As ações propostas foram relacionadas ao ato de medir comprimentos e tempo, juntamente com atividades de transposição do conhecimento para o ensino nas séries iniciais. Foram realizados dois encontros de estudos, nos quais a relação teoria-prática foi efetivada nas ações desenvolvidas. A avaliação positiva mais importante desta atividade foi a interação de saberes entre a Pedagogia, as Ciências, a escola e a sociedade, por meio da aproximação dos acadêmicos da Pedagogia com os saberes da Física. Esta conclusão se embasa na criatividade e inovação das ações pedagógicas que foram produzidas e as respostas obtidas no desenvolvimento das atividades. As ações propostas podem facilmente ser transpostas para o ambiente escolar.

Downloads

Como Citar

Orengo, G., Porto, A. V. L., Vestena, R. de F., Leão, T. de J. E., & Dias, R. S. (2016). O estudo de medidas como proposta integradora do grupo colaborativo física/ pedagogia das oficinas pedagógicas 2010. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 12(1), 151–158. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/1287

Edição

Seção

Artigos