Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH <p>A Revista <strong><em>Disciplinarum Scientia</em>. Série Ciências Humanas</strong> (RDS) é um <strong>periódico <em>on-line</em> </strong>da Universidade Franciscana, inscrita no ISSN sob número 1981-1381, na versão impressa e, a partir do v. 11, n. 1 de 2010, sob número 2179-6890, na versão <em>on-line</em>. Desde março de 2019, conta com um editor exclusivo, e todo o processo de submissão e tramitação de trabalhos ocorre exclusivamente via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).</p> <p><span style="text-decoration: underline;"><strong>ATENÇÃO: Não são aceitos envios de artigos ou versões corrigidas por e-mail.</strong></span></p> <p><span style="text-decoration: underline;"><strong> Artigos enviados fora do template de submissão serão</strong></span><span style="text-decoration: underline;"><strong> arquivados.</strong></span></p> <p>A revista publica trabalhos de mestres, doutores e doutorandos e de graduandos, desde que em coautoria com professor mestre ou doutor.</p> <p>Além das edições regulares, também podem ser disponibilizadas edições especiais, conforme demanda. A publicação possui o prefixo DOI 10.37780.</p> <p>O acesso do público a seu conteúdo é livre, imediato e gratuito, seguindo o princípio de disponibilizar democraticamente o conhecimento científico.</p> <p><span style="text-decoration: underline;">O acesso para submissão e publicação é gratuito.</span></p> <p><strong>- Conheça as normas <a href="https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/about/submissions#onlineSubmissions">aqui</a> e BAIXE O TEMPLATE.</strong></p> <p><strong>- Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: </strong><a href="mailto:rdshumanas@ufn.edu.br">rdshumanas@ufn.edu.br</a></p> <p>- A partir do segundo semestre de 2019 a <em>Disciplinarum Scientia</em> adotou o sistema de publicação em fluxo contínuo, assim, conforme um artigo esteja pronto e editorado, ele será publicado.</p> <p> </p> pt-BR rdshumanas@ufn.edu.br (Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas) ti@ufn.edu.br (Tecnologia da Informação) Thu, 16 May 2024 14:50:27 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 As contribuições da arte para um desenvolvimento humano integral https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4509 <p>Os cientistas do desenvolvimento humano buscam investigar os processos de mudança e estabilidade que os seres humanos experimentam ao longo da vida. Para estabelecer parâmetros de “normalidade”, eles estabelecem padrões de acordo com o período de vida. Desde o período pré-histórico, a maioria dos seres humanos entra em contato com algum tipo de obra de arte, ou até mesmo a (re)elabora, e busca-se investigar quais são as influências da arte nos processos de desenvolvimento humano. Uma revisão bibliográfica foi realizada com abordagem qualitativa nas bases de dados SCIELO e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os principais resultados indicam que a arte estimula funções cognitivas e psicológicas superiores, contribui para contextos educacionais e de saúde pública, além de contribuir para o bem-estar subjetivo.</p> David Freitas dos Santos, André Luis Volmer Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4509 Thu, 16 May 2024 00:00:00 -0300 Sentimento de pertencimento a um lugar: filme “Divertida Mente” e a proposta de círculo dialógico https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4791 <p>Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou compreender o pertencimento de crianças ao seu lugar, considerando a relação entre ser-humano e natureza em uma perspectiva ambiental. A partir disso, foram realizados círculos dialógicos com estudantes de quinto ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria, RS, com uma abordagem qualitativa fundamentada como pesquisa de auto(trans)formação, apresentando um enfoque hermenêutico. Para o processo dialógico, desenvolveram-se os Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos (FREITAS, 2015), dos quais dois foram escolhidos para análise e interpretação que foram fomentados pelo filme “Divertida Mente”. Os encontros com os(as) coautores(as) possibilitaram os movimentos dos círculos dialógicos, em que foram discutidas temáticas sugeridas pelo grupo. Para a compreensão dos fatos e diálogos, baseou-se nos aportes teóricos de Paulo Freire (2021), Gadamer (1997), Henz e Toniolo (2015), Tuan (1983), entre outros. Os resultados mostraram que o sentimento de pertencimento a um grupo ou lugar se dá por meio das experiências vividas e compartilhadas, pela percepção do desejo agradável de “bem-estar e ficar” e pelos valores e significados atribuídos pelos sujeitos ao ambiente. As atividades de campo apresentaram potencial estratégico no estudo do fenômeno pesquisado. Os(as) coautores(as), no uso das suas percepções, foram conduzidos à reflexão e criticidade sobre realidade encontrada, demonstrando a valoração e as atitudes imprescindíveis na construção do sentimento de pertencimento a um lugar ou grupo.</p> Greice Scremin, Rosane de Fátima de Borba Calegari, Thaís Scotti do Canto-Dorow Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4791 Thu, 16 May 2024 00:00:00 -0300 Artesania e o ofício de ser professor: uma reflexão teórica https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4655 <p>Este estudo busca fazer uma reflexão teórica acerca da importância do papel do professor, num contexto de artesania, formação docente, experiência a partir de uma ressignificação do ofício de ser professor. A partir da conceituação de alguns autores, este artigo propõe uma reflexão sobre a artesania e o ofício de ser professor, num universo de experiência e representação de saberes da docência, buscando saber se experiências passam pelo fazer docente, num contexto formativo de vida, humanização e construção de saberes da experiência. O delineamento metodológico deste estudo é de revisão bibliográfica, de cunho exploratório, baseado nas reflexões de autores como, Larrosa (2019), Sennett (2021), Pimenta (1999), Tardif (2002), Nóvoa (2022), García (1999), entre outros, através de novos paradigmas, acerca da conceituação de artesania, do ofício de ser professor e da experiência, como identidade dos saberes docentes. O mesmo foi organizado em quatro tópicos, sendo que o primeiro trata do percurso metodológico para a pesquisa deste tema. O segundo trata da artesania e do ofício de ser professor num contexto de auto formação. O outro refere-se à experiência e representação de saberes da docência, sendo que, o último, traz as considerações finais sobre o tema proposto. Com este estudo, espera-se contribuir com reflexões acerca da conceituação de artesania, do ofício de ser professor e da experiência, como prática dos saberes docentes.</p> Luciane Pozzobon, Eliane Aparecida dos Santos, Marcio Tascheto da Silva Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4655 Mon, 20 May 2024 00:00:00 -0300