https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/issue/feedDisciplinarum Scientia | Ciências Humanas2025-09-05T11:45:01-03:00Disciplinarum Scientia | Ciências Humanasrdshumanas@ufn.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista <strong><em>Disciplinarum Scientia</em>. Série Ciências Humanas</strong> (RDS) é um <strong>periódico <em>on-line</em> </strong>da Universidade Franciscana, inscrita no ISSN sob número 1981-1381, na versão impressa e, a partir do v. 11, n. 1 de 2010, sob número 2179-6890, na versão <em>on-line</em>. Desde março de 2019, conta com um editor exclusivo, e todo o processo de submissão e tramitação de trabalhos ocorre exclusivamente via Open Journal Systems.</p> <p><span style="text-decoration: underline;"><strong> Artigos enviados fora do NOVO TEMPLATE de submissão serão</strong></span><span style="text-decoration: underline;"><strong> automaticamente arquivados.</strong></span></p> <p>A revista publica trabalhos de mestres, doutores e doutorandos e de graduandos, estes desde que em coautoria com professor mestre ou doutor.</p> <p>A publicação possui o prefixo DOI 10.37780.</p> <p>O acesso do público a seu conteúdo é livre, imediato e gratuito, seguindo o princípio de disponibilizar democraticamente o conhecimento científico.</p> <p><strong>- Conheça as normas <a href="https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/about/submissions#onlineSubmissions">aqui</a> (BAIXE O TEMPLATE).</strong></p> <p>- Desde o segundo semestre de 2019 a <em>Disciplinarum Scientia</em> está em sistema de publicação em fluxo contínuo.</p> <p>- A partir de 23/09/2025 todos os artigos encaminhados passam pelo detector de plágio e inteligência artificial Plagium.</p>https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4935Letramento literário, literatura e formação de leitores: um estudo temático2025-06-15T10:07:58-03:00Cadia Mara Dorneles Caruscadia.carus@ufn.edu.brNoemi Boernoemiboer@ufn.edu.brAdriana Claudia Martinsadriana.martins@ufn.edu.br<p>Neste texto, de abordagem qualitativa e de enfoque descritivo, objetiva-se apresentar um estudo acerca do letramento literário e da importância da literatura na formação do leitor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada para a fundamentação teórica da dissertação de mestrado da primeira autora. Organizado em duas seções principais, inicialmente, o texto compreende conceituações e aspectos relativos à literatura e à leitura literária. Na segunda seção, contextualiza-se o letramento literário, associado à formação humana, e se examina a experiência estética, fonte essencial para o desenvolvimento do gosto pela leitura e a formação do leitor literário. Concluiu-se que a formação crítica do leitor emerge do espaço dado à leitura literária no contexto escolar, em um movimento de sensibilização, contemplação e reflexão da obra literária.</p>2025-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/5148Análise do ingresso de estudantes com deficiência nos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina2025-07-22T00:29:32-03:00Jeovana Diomar Pinheiro Januáriojeovanadpj@gmail.com<p>Este estudo tem como objetivo analisar e discutir as características dos Estudantes com Deficiência que ingressaram nos cursos de graduação de uma Universidade Federal de Santa Catarina no período de 2014 a 2024, relacionando-as com as políticas de reserva de vagas, com o intuito de compreender como tais políticas influenciaram o perfil dos ingressantes na instituição. Os dados foram obtidos a partir de uma planilha de dados abertos disponível no site da universidade para o período mencionado e organizados em planilhas eletrônicas. Em seguida, foi realizada uma análise exploratória dos dados, com a aplicação de testes estatísticos descritivos de frequência, média, mediana e porcentagem. Os resultados indicam um aumento progressivo no número de estudantes com deficiência desde 2014, atribuído à disseminação das garantias de acesso por meio das vagas reservadas, permitindo o ingresso de estudantes com diversas condições de deficiência e ampliando a diversidade do corpo discente nos cursos de graduação. Além disso, evidenciou-se a necessidade e importância da implementação de políticas e ações de acessibilidade, destacando a importância de um olhar inclusivo voltado para a permanência e a formação de qualidade desses estudantes.</p>2025-10-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/5348Análise bibliométrica da produção científica em educação ambiental no período de 1971 a 20252025-07-08T16:50:28-03:00Caroline Moromorocaroline836@gmail.comLucian Armindo da Silva Brincolucianbrinco@gmail.comMauro Kumpfer Werlangwermakwer@gmail.com<p>A educação ambiental emergiu como resposta à crescente preocupação com os impactos das atividades antrópicas no meio ambiente. Este estudo apresenta uma revisão bibliométrica sobre a produção científica na área, utilizando como base a plataforma online do Web of Science. A pesquisa seguiu a chamada metodologia bibliométrica, permitindo a análise de indicadores quantitativos da literatura acadêmica. A busca foi realizada no dia 30 de março de 2025, com os termos “Environmental education” AND “Sustainability Education” OR “Environmental Literacy”, resultando em 837 publicações no período de 1971 a 2025. Foram analisados aspectos como ano de publicação, tipo de documento, autores com o maior número de citações, países de publicação, número de citações, palavras-chave e periódicos. Os dados foram organizados em quadros e gráficos, por meio da plataforma Planilhas Google, e a análise de redes foi efetuada com o software VOSviewer. Os resultados indicam um crescimento expressivo das publicações a partir do ano de 2009, com um pico em 2024, refletindo a relevância da temática no cenário acadêmico global. Os Estados Unidos lideram em número de publicações, seguidos por Austrália e China, enquanto o Brasil apresenta uma participação menor, sendo o vigésimo. A análise de palavras-chave revelou a centralidade dos termos “environmental education” e “environmental literacy”, demonstrando a interconexão entre educação e sustentabilidade, bem como outras palavras relacionadas. Conclui-se que a pesquisa em educação ambiental tem se consolidado tanto em âmbito nacional como internacional.</p>2025-10-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas