https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/issue/feed Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas 2024-01-05T10:52:04-03:00 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas rdshumanas@ufn.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista <strong><em>Disciplinarum Scientia</em>. Série Ciências Humanas</strong> (RDS) é um <strong>periódico <em>on-line</em> </strong>da Universidade Franciscana, inscrita no ISSN sob número 1981-1381, na versão impressa e, a partir do v. 11, n. 1 de 2010, sob número 2179-6890, na versão <em>on-line</em>. Desde março de 2019, conta com um editor exclusivo, e todo o processo de submissão e tramitação de trabalhos ocorre exclusivamente via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).</p> <p><span style="text-decoration: underline;"><strong>ATENÇÃO: Não são aceitos envios de artigos ou versões corrigidas por e-mail.</strong></span></p> <p><span style="text-decoration: underline;"><strong> Artigos enviados fora do template de submissão serão</strong></span><span style="text-decoration: underline;"><strong> arquivados.</strong></span></p> <p>A revista publica trabalhos de mestres, doutores e doutorandos e de graduandos, desde que em coautoria com professor mestre ou doutor.</p> <p>Além das edições regulares, também podem ser disponibilizadas edições especiais, conforme demanda. A publicação possui o prefixo DOI 10.37780.</p> <p>O acesso do público a seu conteúdo é livre, imediato e gratuito, seguindo o princípio de disponibilizar democraticamente o conhecimento científico.</p> <p><span style="text-decoration: underline;">O acesso para submissão e publicação é gratuito.</span></p> <p><strong>- Conheça as normas <a href="https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/about/submissions#onlineSubmissions">aqui</a> e BAIXE O TEMPLATE.</strong></p> <p><strong>- Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: </strong><a href="mailto:rdshumanas@ufn.edu.br">rdshumanas@ufn.edu.br</a></p> <p>- A partir do segundo semestre de 2019 a <em>Disciplinarum Scientia</em> adotou o sistema de publicação em fluxo contínuo, assim, conforme um artigo esteja pronto e editorado, ele será publicado.</p> <p> </p> https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4698 Somos MANIAC: os elementos imagéticos do videoclipe “MANIAC” do grupo Stray Kids e os comportamentos da geração Z 2023-11-09T12:44:12-03:00 Gabriela Glória de Oliveira gabrielagloria19@gmail.com Caroline De Franceschi Brum caroline@ufn.edu.br <p>As formas de consumo são repassadas de geração em geração, porém foram evoluindo e se diferenciando ao longo dos anos. Dessa forma, as equipes de marketing têm lidado com o desafio de se comunicar com cinco gerações diferentes: os Baby boomers, as gerações X, Y, Z e a geração Alpha. Do outro lado do globo, um novo gênero musical vem ganhando cada vez mais destaque, o K-pop. Nesse contexto, o presente trabalho descreve as características da Quarta onda do K-pop para entender seus principais traços em relação a gerações anteriores, identifica os elementos imagéticos do videoclipe, definindo os conceitos de iluminação, cor, cenografia e figurino. E por último, estabelece a relação entre a característica comportamental da geração Z e os elementos imagéticos do videoclipe “Maniac” do grupo de K-pop Stray Kids. O presente estudo é uma pesquisa qualitativa e utilizou do método de análise de conteúdo composto por Bardin (2011), com um quadro comparativo entre os conceitos dos elementos imagéticos e os comportamentos da geração Z. Como resultados, é possível identificar comportamentos da geração Z no videoclipe, como por exemplo, o figurino colorido mostrando a ousadia e coragem dos primeiros nativos digitais.</p> 2023-12-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4326 Reflexões sobre o processo de criação de vestuário de moda 2023-11-15T22:17:38-03:00 Almery Junior Ruviaro ruviarojunior@hotmail.com Taís Steffenello Ghisleni taisghisleni@yahoo.com.br Elsbeth Léia Spode Becker elsbeth.geo@gmail.com <p>Este artigo propõe uma reflexão sobre a relevância da ergonomia, antropometria e modelagem no desenvolvimento de projetos de design aplicados ao vestuário de moda. A metodologia adotada é exploratória, baseada em uma revisão bibliográfica abrangente. No decorrer do texto, destacam-se aspectos cruciais como conforto, segurança e usabilidade, oferecendo uma breve abordagem sobre as perspectivas de autores que enfatizam a compreensão da ergonomia aplicada ao vestuário de moda, a antropometria no design do vestuário e a modelagem como um capital ergonômico fundamental para o vestuário de moda. A análise revela a importância da aplicação de estudos ergonômicos e antropométricos em conjunto com técnicas de modelagem durante a concepção de produtos de vestuário. Essa abordagem resulta em impactos positivos diretos nas peças produzidas, garantindo qualidades essenciais como conforto físico e psicológico, segurança e usabilidade, elementos cruciais para a experiência do usuário ao vestir as peças ao longo de sua trajetória.</p> 2024-01-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4507 As referências de digital influencers na satisfação corporal de mulheres universitárias 2023-11-16T11:10:04-03:00 Renata Martins Elesbão renatamelesbao@gmail.com Janaína Pereira Pretto Carlesso janapcarlesso@yahoo.com.br <p>O presente estudo apresenta discussões acerca das referências de digital influencers no comportamento estético e na satisfação corporal de mulheres universitárias. A pesquisa realizada nesse estudo é um levantamento do tipo survey, sendo realizada em quatro etapas: (1º) Elaboração do questionário sobre a temática; (2°) Informatização do questionário pela plataforma Google Forms; (3°) Coleta de dados online; (4º) Análise de Dados. Os resultados apontam para números expressivos de mulheres que desejam realizar modificações corporais seja através da alimentação, prática de exercícios, procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. Percebe-se a formação de desejos e práticas comportamentais com referência nos padrões estéticos potencializadas por digital influencers da rede social Instagram. Sendo o Instagram uma mídia social popular na atualidade, são esperados valores e investimentos no processo de pertencimento social. Portanto, se faz importante estudos e discussões que aprofundem as reflexões sobre as concepções de beleza e o papel das redes sociais na subjetividade da mulher contemporânea.</p> 2024-01-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4681 Inteligência artificial no ensino e na comunicação: aplicações e perspectivas 2023-12-29T13:26:39-03:00 Géssica Cereta de Moraes gessicademoraes94@gmail.com Graziela Frainer Knoll grazi.fknoll@gmail.com Taís Steffenello Ghisleni taisghisleni@yahoo.com.br <p>Com o avanço da tecnologia, principalmente da área da Inteligência Artificial (IA), é necessário que nos mantenhamos em contínua atualização, pois essa ferramenta está sempre evoluindo e sendo aprimorada, para que seu uso esteja cada vez mais sendo utilizado em benefício dos seres humanos, principalmente na aprendizagem, no ensino e na comunicação. O presente estudo tem como objetivo investigar como a inteligência artificial está mudando as relações comunicacionais, trazer uma reflexão sobre o potencial tecnológico que já temos à disposição e como isso requer uma estratégia cada vez mais rápida de adaptação das habilidades e também relatar projetos de IA que já estão sendo utilizados em 2022/2023. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, método exploratório e uma investigação por meio de levantamento de análise bibliográfica de notícias nos portais Meio e Mensagem e no Árvore, e foi realizada uma busca utilizando-se das palavras-chave “inteligência artificial” e “ensino”. Por fim, concluímos que é necessário compreender o funcionamento e a utilização da Inteligência Artificial (IA), sempre acompanhando sua evolução constante no contexto da educação e comunicação, bem como manter-se em atualização, para que seja possível explorar as melhores formas práticas de sua aplicação. Além disso, a combinação de Inteligência Artificial e ensino se mostra vantajosa para os estudantes, que terão acesso a uma educação personalizada e mais eficiente. E a comunicação também tira proveito para criar conexões com o seu público cada vez mais próximas da realidade.</p> 2024-01-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4685 As estratégias publicitárias utilizadas para a campanha “Vacina Sim” 2023-12-31T09:12:33-03:00 Maria Fernanda Mattos mariafernandamattos22@hotmail.com Angélica Moreira Pereira ppmoreira.pereira@gmail.com <p style="font-weight: 400;">Este trabalho teve como objetivo analisar os aspectos publicitários da campanha “Vacina Sim”, proposta pelo Consórcio de Veículos de Imprensa. Para isso, utilizou-se a metodologia de natureza qualitativa, a partir da análise de conteúdo das peças publicitárias da campanha. Buscando assim, compreender as estratégias publicitárias utilizadas na tentativa de persuadir a população a se conscientizar sobre a importância da vacinação. Ainda foi estimulada a reflexão de qual o papel dos veículos de comunicação na conscientização da população durante a pandemia da Covid-19. O recorte da análise foi no mês de setembro de 2021, durante a quarta fase da campanha de vacinação. A partir da análise de 14 peças publicitárias, distribuídas em quatro fases da campanha, foi observado que as estratégias mais utilizadas foram de informação e posicionamento, e os tipos de campanha mais utilizados foram do tipo institucional e de incentivo, conforme os conceitos de Lupetti (2006).</p> 2024-01-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4568 Ser tia para além de uma relação de parentesco: o lugar da docência no século XXI 2023-12-29T13:32:57-03:00 Camila Devitte Fontes camiladfontes.8@gmail.com Leonardo Guedes Henn lghenn@gmail.com <p>Neste artigo, apresenta-se uma discussão acerca do processo histórico denominado de “a feminização da docência”, assim como de suas respectivas implicações para a redefinição da identidade da categoria docente, ambas verificadas durante meados do século XIX e do século XX. A partir do Materialismo Histórico Dialético e da História Oral, a pesquisa investigou a presença majoritária de mulher brancas como professoras trabalhadoras nas etapas da Educação Infantil e buscou compreender como, no mais tardar do século XX, a redefinição da identidade da categoria docente teve impacto direto na construção e no fazer-se docente das trabalhadoras da Educação Infantil. Além disso, como resultado da pesquisa realizada, e especialmente, a partir das falas das trabalhadoras da Educação Infantil, identificou-se um cenário de precarização do trabalho, em que a prática docente não somente é um espaço de trabalho constituído pela força feminina, mas que é também possível identificar a própria precarização do trabalho humano feminino.</p> 2024-01-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4650 Cenário dos cursos da educação profissional técnica de nível médio do estado do Rio Grande do Sul 2023-11-16T10:59:49-03:00 Marco Antônio Souza Saldanha Júnior adm.marcosaldanha@gmail.com Fernanda Figueira Marquezan fernandamarquezan@ufn.edu.br Taís Steffenello Ghisleni taisghisleni@yahoo.com.br <p>Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio visam proporcionar conhecimentos e competências fundamentais para o exercício profissional, baseando-se em fundamentos científico-tecnológicos, sociais, históricos e culturais. Este estudo discute a trajetória das políticas públicas da Educação Profissional e Tecnológica, abordando o cenário tecnológico e a revolução digital. No contexto do Rio Grande do Sul, analisou-se o cenário tecnológico desses cursos, buscando compreender a trajetória histórica das políticas públicas no Brasil e discutindo a integração das tecnologias na educação profissional técnica de nível médio. A abordagem metodológica foi bibliográfica, utilizando dados abertos disponíveis na Internet, com ênfase em fontes do Ministério da Educação e do Portal da Legislação (Planalto). Destaca-se a necessidade de expansão da rede de escolas de Educação Profissional e Tecnológica.</p> 2024-01-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4561 Conteúdo educacional no Instagram: presença digital e multimídia no perfil “Conecta Prof” 2024-01-03T09:36:49-03:00 Alice Melo Xavier alicemeloxavier@gmail.com Graziela Frainer Knoll graziela.knoll@ufn.edu.br Taís Steffenello Ghisleni taisghisleni@yahoo.com.br <p>As mídias sociais e os ambientes digitais têm alterado a forma como as pessoas buscam informações, entretenimento e, inclusive, conteúdo educacional ou instrucional. O objetivo desta pesquisa é analisar possibilidades de conteúdo com temática educacional na mídia social Instagram, por meio de um perfil de conteúdo voltado para professores. Como técnica de pesquisa, foi utilizada a análise de conteúdo, com observação e categorização do conteúdo do perfil @ConectaProf voltado para professores que buscam tutoriais e informações sobre tecnologias para uso em sala de aula. A análise demonstrou que o conteúdo gera engajamento do público mediante estratégias de variação dos temas, tutoriais ilustrados, vídeos ao vivo para atrair novos professores e produção de conteúdo para explicar diferentes aplicativos e ferramentas, além de uma conexão mais próxima com a porta voz do perfil.</p> 2024-01-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4386 Transposição didática na Educação Superior em situação de pandemia: os efeitos do Ensino a Distância na reorganização das práticas docentes 2023-12-28T19:51:22-03:00 Rosemar de Fátima Vestena rosemar@ufn.edu.br Thais Scotti do Canto-Dorow thais.dorow@ufn.edu.br Adriele Prestes da Silevira adrieleprestesdasilveira@gmail.com Greice Scremin greicescremin@prof.ufn.edu.br <p>O artigo analisa os efeitos das práticas docentes, decorrentes da pandemia Covid-19, realizadas no ano letivo de 2020, junto a estudantes da graduação e pós-graduação de uma universidade do Rio Grande do Sul, Brasil. O estudo é de abordagem qualitativa e documental, e toma-se a situação da pandemia do Covid-19, como uma “questão viva”, por ter exigido a (re)contextualização das práticas docentes. À luz das contribuições de Clément (2006) analisa-se a transposição didática externa (programas de ensino e recursos didáticos) e interna (práticas pedagógicas dos docentes que se efetivaram nas salas de aula), procurando evidenciar, nas experiências ocorridas, o modelo K (conhecimento), V (valores) e P (práticas sociais), tanto na transposição didática interna quanto externa. Como material de análise tem-se documentos oficiais, registros de atividades produzidos por estudantes e avaliações da IES. Portanto, o ensino remoto durante o período em estudo demandou a sintonia do sistema KVP em que o conhecimento (K), valores (V) diante do contexto social (P) se expressou especialmente, por meio de novo desenho didático pedagógico, aliando interesses pessoais, acadêmicos e socioculturais (transposição didática externa). Outrossim, os efeitos das práticas docentes em tempos de pandemia Covid-19 contribuíram com a transformação na formação docente e, por conseguinte, nos contextos escolares (transposição didática interna). Logo, os cursos de formação de professores necessitam incluir, em seus currículos, propostas didático-pedagógicas para o imprevisto (fazer e se fazer) e com respostas ágeis de performances de ensino e aprendizagem.</p> 2024-02-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4724 Dificuldades para o desenvolvimento da educação ambiental como forma de contribuir para a gestão das águas no Brasil 2024-01-05T10:52:04-03:00 Rafael Dias da Silva rafaeldias1617@gmail.com Paulo Roberto Ramos paulo.ramos@univasf.edu.br <p>A água é um recurso natural, distribuído em dois terços da superfície do planeta, e que é essencial para diversos processos físicos, químicos e biológicos. Apesar da falsa impressão de abundância, grande parte dessa água é imprópria para consumo humano e suas atividades. Além disso, a água é um recurso que carece de atenção, pois sua quantidade e qualidade têm sido comprometidas nas últimas décadas. O presente trabalho realizou uma revisão de literatura com o objetivo de compreender a abordagem do tema água na Educação Ambiental nas escolas, bem como identificar sua interrelação com a gestão das águas. Por fim, demonstrar os caminhos para uma gestão participativa desse recurso, a partir da conscientização ambiental promovida pelas ações de Educação Ambiental formal nas escolas. De antemão, é possível visualizar o longo processo que tais temáticas precisam percorrer, sobretudo no que se refere às concepções e práticas docentes, que, na maioria das vezes, são realizadas de forma superficial e isolada. A isso soma-se o desconhecimento das leis ambientais, que impacta diretamente a participação das comunidades em projetos de Educação Ambiental, principalmente no que se refere à gestão dos recursos hídricos. Por fim, destaca-se a necessidade de mais trabalhos relacionados à temática, com o objetivo de promover reflexões que subsidiem ações nos campos teóricos e práticos com o intuito de promover uma gestão participativa da água no Brasil.</p> 2024-02-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas