https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/issue/feedDisciplinarum Scientia | Ciências Humanas2024-10-15T10:01:43-03:00Disciplinarum Scientia | Ciências Humanasrdshumanas@ufn.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista <strong><em>Disciplinarum Scientia</em>. Série Ciências Humanas</strong> (RDS) é um <strong>periódico <em>on-line</em> </strong>da Universidade Franciscana, inscrita no ISSN sob número 1981-1381, na versão impressa e, a partir do v. 11, n. 1 de 2010, sob número 2179-6890, na versão <em>on-line</em>. Desde março de 2019, conta com um editor exclusivo, e todo o processo de submissão e tramitação de trabalhos ocorre exclusivamente via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).</p> <p><span style="text-decoration: underline;"><strong>ATENÇÃO: Não são aceitos envios de artigos ou versões corrigidas por e-mail.</strong></span></p> <p><span style="text-decoration: underline;"><strong> Artigos enviados fora do template de submissão serão</strong></span><span style="text-decoration: underline;"><strong> arquivados.</strong></span></p> <p>A revista publica trabalhos de mestres, doutores e doutorandos e de graduandos, desde que em coautoria com professor mestre ou doutor.</p> <p>Além das edições regulares, também podem ser disponibilizadas edições especiais, conforme demanda. A publicação possui o prefixo DOI 10.37780.</p> <p>O acesso do público a seu conteúdo é livre, imediato e gratuito, seguindo o princípio de disponibilizar democraticamente o conhecimento científico.</p> <p><span style="text-decoration: underline;">O acesso para submissão e publicação é gratuito.</span></p> <p><strong>- Conheça as normas <a href="https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/about/submissions#onlineSubmissions">aqui</a> e BAIXE O TEMPLATE.</strong></p> <p><strong>- Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: </strong><a href="mailto:rdshumanas@ufn.edu.br">rdshumanas@ufn.edu.br</a></p> <p>- A partir do segundo semestre de 2019 a <em>Disciplinarum Scientia</em> adotou o sistema de publicação em fluxo contínuo, assim, conforme um artigo esteja pronto e editorado, ele será publicado.</p> <p> </p>https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4509As contribuições da arte para um desenvolvimento humano integral2023-12-31T18:12:34-03:00David Freitas dos Santosdavidfreitas96@gmail.comAndré Luis Volmerandre.volmer@fisma.edu.br<p>Os cientistas do desenvolvimento humano buscam investigar os processos de mudança e estabilidade que os seres humanos experimentam ao longo da vida. Para estabelecer parâmetros de “normalidade”, eles estabelecem padrões de acordo com o período de vida. Desde o período pré-histórico, a maioria dos seres humanos entra em contato com algum tipo de obra de arte, ou até mesmo a (re)elabora, e busca-se investigar quais são as influências da arte nos processos de desenvolvimento humano. Uma revisão bibliográfica foi realizada com abordagem qualitativa nas bases de dados SCIELO e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os principais resultados indicam que a arte estimula funções cognitivas e psicológicas superiores, contribui para contextos educacionais e de saúde pública, além de contribuir para o bem-estar subjetivo.</p>2024-05-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4791Sentimento de pertencimento a um lugar: filme “Divertida Mente” e a proposta de círculo dialógico2024-01-05T08:29:29-03:00Greice Scremingreicescremin@gmail.comRosane de Fátima de Borba Calegarirosanecalegari16@gmail.comThaís Scotti do Canto-Dorowthaisdorow@gmail.com<p>Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou compreender o pertencimento de crianças ao seu lugar, considerando a relação entre ser-humano e natureza em uma perspectiva ambiental. A partir disso, foram realizados círculos dialógicos com estudantes de quinto ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria, RS, com uma abordagem qualitativa fundamentada como pesquisa de auto(trans)formação, apresentando um enfoque hermenêutico. Para o processo dialógico, desenvolveram-se os Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos (FREITAS, 2015), dos quais dois foram escolhidos para análise e interpretação que foram fomentados pelo filme “Divertida Mente”. Os encontros com os(as) coautores(as) possibilitaram os movimentos dos círculos dialógicos, em que foram discutidas temáticas sugeridas pelo grupo. Para a compreensão dos fatos e diálogos, baseou-se nos aportes teóricos de Paulo Freire (2021), Gadamer (1997), Henz e Toniolo (2015), Tuan (1983), entre outros. Os resultados mostraram que o sentimento de pertencimento a um grupo ou lugar se dá por meio das experiências vividas e compartilhadas, pela percepção do desejo agradável de “bem-estar e ficar” e pelos valores e significados atribuídos pelos sujeitos ao ambiente. As atividades de campo apresentaram potencial estratégico no estudo do fenômeno pesquisado. Os(as) coautores(as), no uso das suas percepções, foram conduzidos à reflexão e criticidade sobre realidade encontrada, demonstrando a valoração e as atitudes imprescindíveis na construção do sentimento de pertencimento a um lugar ou grupo.</p>2024-05-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4655Artesania e o ofício de ser professor: uma reflexão teórica2023-12-29T23:33:49-03:00Luciane Pozzobonluciane.pozzobon@gmail.comEliane Aparecida dos Santoselianea@ufn.edu.brMarcio Tascheto da Silvatascheto@ufn.edu.br<p>Este estudo busca fazer uma reflexão teórica acerca da importância do papel do professor, num contexto de artesania, formação docente, experiência a partir de uma ressignificação do ofício de ser professor. A partir da conceituação de alguns autores, este artigo propõe uma reflexão sobre a artesania e o ofício de ser professor, num universo de experiência e representação de saberes da docência, buscando saber se experiências passam pelo fazer docente, num contexto formativo de vida, humanização e construção de saberes da experiência. O delineamento metodológico deste estudo é de revisão bibliográfica, de cunho exploratório, baseado nas reflexões de autores como, Larrosa (2019), Sennett (2021), Pimenta (1999), Tardif (2002), Nóvoa (2022), García (1999), entre outros, através de novos paradigmas, acerca da conceituação de artesania, do ofício de ser professor e da experiência, como identidade dos saberes docentes. O mesmo foi organizado em quatro tópicos, sendo que o primeiro trata do percurso metodológico para a pesquisa deste tema. O segundo trata da artesania e do ofício de ser professor num contexto de auto formação. O outro refere-se à experiência e representação de saberes da docência, sendo que, o último, traz as considerações finais sobre o tema proposto. Com este estudo, espera-se contribuir com reflexões acerca da conceituação de artesania, do ofício de ser professor e da experiência, como prática dos saberes docentes.</p>2024-05-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4918O documentário como representação da memória coletiva institucional 2024-09-02T23:14:08-03:00Valdineia Gomes das Chagasvalgomeschagas@gmail.comThiago Soares de Oliveiraso.thiago@hotmail.com<p style="font-weight: 400;">O estudo da memória coletiva institucional, inicialmente explorada pelas áreas da gestão organizacional e do conhecimento, é abrangente, envolvendo a história da instituição, como suas práticas, processos e aprendizados acumulados com o passar do tempo, o que leva à necessidade de preservação dessas informações para fins futuros. Considerando o documentário como um gênero cinematográfico que se baseia na representação da realidade, em fatos e eventos reais, este estudo teórico objetiva compreender de que forma o documentário pode ser utilizado como recurso para a preservação da memória institucional. Para isso, adota-se a pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico, de modo que se possa, a partir de obras já publicadas, estabelecer uma relação entre a memória coletiva institucional e o documentário como meio de preservação da memória. Ao fim, conclui-se que é possível interrelacionar essas noções em razão da abrangência das próprias características de tal gênero cinematográfico, funcionando como uma possibilidade de retratação da memória coletiva institucional e seu respetivo processo histórico.</p>2024-09-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/4841Google Jamboard: possibilidades e limitações no desenvolvimento dos multiletramentos2024-05-21T16:21:02-03:00Pamela Tais Clein Capelinpamelaclein88@gmail.com<p>Neste estudo, objetiva-se refletir sobre as potencialidades e as limitações da ferramenta colaborativa digital Google Jamboard no ambiente escolar. Nesse sentido, as reflexões baseiam-se nos Estudos Dialógicos do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 1992, 2003), nos Multiletramentos, Rojo (2004, 2009, 2012, 2013, 2017), Santaella (2004) e no documento norteador educacional, a Base Nacional Comum Curricular, BNCC (2018). A justificativa para este estudo reside na relevância de investigações que abordem o uso de ferramentas digitais no desenvolvimento dos multiletramentos na esfera escolar, especialmente considerando as potencialidades e as limitações do Google Jamboard. Como resultado, destaca-se que essa ferramenta apresenta potencialidades, mas também limitações, no desenvolvimento dos multiletramentos necessários para a atuação nas esferas sociais. Promover os multiletramentos na esfera escolar é crucial, pois na hipermodernidade, a comunicação ocorre por meio de textos diversos, permeados pela multiplicidade de linguagens, tais como a escrita, som, cores, movimento, gifs, entre outros. Os gêneros digitais e as linguagens multimodais circulam nas esferas sociais; assim, precisam integrar as práticas linguístico-discursivas em que os sujeitos participam, o que inclui as práticas de letramentos escolares, que demandam de habilidades específicas, de multiletramentos para atuar socialmente.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanashttps://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/5106Tecnologias assistivas na Educação Inclusiva2024-10-15T10:01:43-03:00Glaucia Suzana Fener da Silvaglaucia.silva@ufn.edu.brLuciane Pozzobonluciane.pozzobon@ufn.edu.brJuliane Marschall Morgensternjulianemm@prof.ufn.edu.br<p>O artigo parte de um estudo que tematiza as Tecnologias Assistivas e seus usos na educação inclusiva. Objetiva refletir acerca dos recursos tecnológicos digitais de aplicativos (app) para dispositivos móveis voltados para o ensino e para o cotidiano de pessoas com deficiência, a partir dos estudos de Bersch. Apresenta uma pesquisa acerca de aplicativos para acessibilidade, dentre os quais identificaram-se aqueles com maior número de download, para diferentes públicos de pessoas com deficiência. A partir dessa identificação, discutiu-se os aspectos favoráveis e as possíveis fragilidades desses aplicativos, numa abordagem reflexiva que buscou contribuir com a divulgação dos mesmos e ampliação de seus usos. Como resultados, espera-se contribuir com as discussões que vêm sendo realizadas no campo da acessibilidade sobre o uso das Tecnologias Assistivas como recurso cotidiano da educação inclusiva.</p>2024-10-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas