Ações interdisciplinares em saúde, estratégias de ensino em tempos de pandemia: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3938

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar as ações do subprojeto de Ensino-Extensão Ações Extensionistas Interdisciplinares em Saúde, dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia da Universidade Franciscana-Santa Maria/RS, composto pelas disciplinas Ações Interdisciplinares em Saúde, Humanização na Prática Odontológica e Ações Integradas em Odontologia I, durante o 1ª semestre/2020, na pandemia da COVID-19 em que as aulas tiveram que ser essencialmente no ambiente virtual. Como ferramenta metodológica, para o desenvolvimento das atividades das disciplinas componentes, foi utilizada a Espiral Construtivista. Foram realizadas vídeo aulas síncronas e eventualmente assíncronas, disponibilizados materiais de leitura, discussão virtual pelo ambiente virtual Moodle/Microsoft Teams, vídeos com profissionais atuantes na rede de atenção à saúde e envio de materiais educativos aos projetos sociais e às ESF e UBS da cidade.
A situação pandêmica trouxe tanto para os estudantes, quanto para os docentes o desafio de incorporar na sua prática atividades remotas mediadas pelas tecnologias, substituindo a visão tradicional de ensinar a aprender, que há tempos discute-se ser necessária superar.

Biografia do Autor

Lenise Menezes Seerig, Universidade Franciscana

Docente do curso de Odontologia da Universidade Franciscana

Liliane Alves Pereira, Universidade Franciscana

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Franciscana

Morgana Christmann, Universidade Franciscana

Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana

Letícia Fernandez Frigo, Universidade Franciscana

Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana

Camila Lehnhart Vargas, Universidade Franciscana

Docente do curso de Nutrição da Universidade Franciscana

Aline Krüger Batista, Universidade Franciscana

Docente do curso de Odontologia da Universidade Franciscana

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

Seerig, L. M., Pereira, L. A., Christmann, M., Frigo, L. F., Vargas, C. L., & Batista, A. K. (2021). Ações interdisciplinares em saúde, estratégias de ensino em tempos de pandemia: relato de experiência. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 22(2), 199–206. https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3938