Extensão x Afastamento social: o caso de Ateliê de Projetos Integrados III

Autores

  • Anelis Rolão Flores Universidade Franciscana
  • Clarissa de Oliveira Pereira Universidade Franciscana
  • Francisco Queruz Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3919

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar o impacto na disciplina extensionista de Ateliê de Projetos Integrados III, intervenções em preexistências, do isolamento social imposto pela COVID-19. O Ateliê III realiza levantamentos de edificações históricas para a elaboração de projetos, nas escalas arquitetônica, urbanística e paisagística. Na construção destes projetos, os acadêmicos geram material de auxílio para o poder público, assim como permitem a formação da responsabilidade social e a difusão na comunidade. A disciplina que possui seu foco na educação patrimonial e no impacto positivo da preservação na sociedade, assumiu, em 2019, o caráter extensionista de forma mais sistemática ao ampliar sua atuação, inserindo-se no Projeto de Extensão Institucional Centro Histórico de Santa Maria. A partir dessa conexão, ações foram desenvolvidas culminando no “Giro Histórico”, caminhada patrimonial de divulgação dos resultados à comunidade. Porém, em 2020, com a pandemia, o desenvolvimento de projetos precisou equilibrar atividades síncronas e assíncronas, gerando um novo modo de interação com a sociedade. O material, levantamento e análise, explorou os recursos virtuais e resultou em uma conferência como meio de divulgação e, principalmente, de discussão sobre o patrimônio ferroviário. Afinal, a atuação da disciplina visa garantir o reconhecimento e a relevância das edificações em destaque, para a história da cidade e região, e precisou considerar novos rumos. Revelando que o patrimônio, embora impactado de forma negativa pelo desenvolvimento econômico em tempos de economia em expansão, também desaparece em situações de grande abandono como o momento atual que estamos vivendo.

Biografia do Autor

Anelis Rolão Flores, Universidade Franciscana

Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana

Arquiteta e Urbanista

Mestra e Doutora em Arquitetura/ UFRGS.

Clarissa de Oliveira Pereira, Universidade Franciscana

Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana

Arquiteta e Urbanista

Doutora/ ETSAB BCN.

Francisco Queruz, Universidade Franciscana

Coordenador e Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana

Arquiteto e Urbanista

Mestre em Engenharia Civil/ UFSM.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

Flores, A. R., Pereira, C. de O., & Queruz, F. (2021). Extensão x Afastamento social: o caso de Ateliê de Projetos Integrados III. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 22(2), 63–82. https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3919